Artes na Belas Artes
- Graduação
- 5 semestres
- 55 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 599,20
Regular
(1)
Como é o curso de Artes na Belas Artes?
Arte é a expressão da técnica e habilidade humana em criar manifestações estéticas ou comunicativas por meio de diversas linguagens como pintura, música e cinema. Visa expressar emoções e ideias, conferindo a cada obra um significado.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Linguística, letras e artes
Duração: até 4 anos
O que você vai aprender?
História Da Educação
Prática Textual Em Língua Portuguesa
Formação Docente Para A Diversidade
Filosofia Da Educação
Como é a faculdade Belas Artes
Avaliação dos Alunos
Regular
1 avaliação
- Empregabilidade
- Estrutura
- Professores
- localização
Resumo da faculdade
- mais de 5.000 alunos matriculados
- mais de 210 docentes
- 50 cursos de graduação e 107 de pós-graduação
- 4 unidades no estado de São Paulo
Dúvidas mais frequentes
A Belas Artes possui nota máxima (5) no indicador de Conceito Institucional (CI) do MEC, em 2018. De acordo com o sistema e-MEC, a instituição foi avaliada com a nota 4 (também em escala até 5) em Conceito Institucional EaD (CI-EaD), no ano de 2015.
A Belas Artes se destaca por sua infraestrutura de qualidade que integra teoria e prática, além de seu modelo educacional inovador, o Phygital, que combina experiências físicas e digitais. A instituição valoriza princípios como excelência acadêmica, responsabilidade social e ambiental, e criatividade. Seu compromisso com a ética, diversidade e autonomia cognitiva reforça sua visão de se manter como uma instituição de vanguarda, respeitando suas tradições e valores ao longo dos anos.
Além disso, disponibiliza o International Office Belas Artes, que proporciona a oportunidade de estudar em instituições internacionais. Atualmente, existem convênios ativos com universidades nos seguintes países: Austrália, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Itália e Reino Unido.
O curso de Artes oferece uma educação integrada, que abrange tanto a prática quanto a teoria das artes visuais. Ele prepara os estudantes para carreiras do campo artístico, fomentando não apenas habilidades técnicas, mas também a compreensão do papel da arte na sociedade e sua história.
Desde o início do programa, os alunos são incentivados a explorar e desenvolver seu próprio estilo e voz artística. O currículo inclui disciplinas práticas, como desenho, pintura, escultura, gravura, fotografia e instalação. Paralelamente, o curso oferece uma base teórica que inclui história da arte, teoria estética, crítica de arte e estudos culturais.
Além das aulas regulares, os estudantes têm a oportunidade de participar de workshops, palestras, visitas a museus, galerias e estúdios artísticos.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), todo curso de Artes deve conter disciplinas que contemplem e integrem três níveis: básico, de desenvolvimento e de aprofundamento.
No nível básico são vistos os estudos de fundamentação teórico-práticos relativos à especificidade da percepção, criação e reflexão sobre o fenômeno visual.
O nível de desenvolvimento contempla os estudos e processos de interação com outras áreas do conhecimento, tais como filosofia, estética, sociologia, comunicação e teorias do conhecimento.
O objetivo é emergir e amadurecer a linguagem pessoal do formando através da elaboração e execução de seus projetos.
O terceiro nível, de aprofundamento, trata do desenvolvimento do trabalho do formando sob orientação de um professor, buscando a qualificação técnica e conceitual.
Veja também: Tudo sobre o curso de História da Arte no site da Quero Bolsa.
Arte é a expressão da técnica e habilidade humana em criar manifestações estéticas ou comunicativas por meio de diversas linguagens como pintura, música e cinema. Visa expressar emoções e ideias, conferindo a cada obra um significado.
O curso de Artes é um campo acadêmico voltado para o estudo, prática e análise da expressão artística, englobando conteúdos de artes visuais, música, teatro e dança. O objetivo geral do programa é desenvolver habilidades de criação interpretação e critica de obras, além de fomentar uma análise profunda das diversas formas de arte e de seu impacto cultural e histórico.
Ao longo do curso, os alunos exploram técnicas específicas de cada modalidade artística, história da arte, teoria estética e crítica de arte. A formação inclui também o desenvolvimento de habilidades práticas, como desenho, pintura, escultura, performance, composição musical e atuação, dependendo da especialização escolhida.
O curso de Artes é oferecido em diferentes níveis de ensino, como bacharelado e licenciatura. O bacharelado direciona-se à artística e à criação de obras, preparando os alunos para carreiras como artistas profissionais, curadores de arte ou críticos. A licenciatura, por outro lado, prepara os alunos para o ensino de artes em escolas, abordando também pedagogia e didática específica para a educação artística. Há ainda a opção de segunda licenciatura, destinada àqueles que já possuem uma graduação e desejam se habilitar como professores de artes.
A graduação em Artes pode ser oferecida presencialmente ou a distância (EaD). A modalidade presencial geralmente oferece maior acesso a estúdios, ateliês e laboratórios, permitindo uma experiência prática e imersiva. Já a modalidade EaD é flexível em termos de horários e localização, incluindo o uso de tecnologias para simular experiências práticas.
No mercado de trabalho, o bacharel pode atuar como artista plástico no mercado de arte, na indústria cultural, como ilustrador, desenhista, designer, fotógrafo, diretor de arte, curador, gestor cultural, crítico de arte, cenógrafo, museólogo.
O licenciado pode atuar como professor no ensino fundamental e médio e como educador em instituições como museus e centros culturais. Ele promove a produção e a criação artísticas.
Quantos anos dura a faculdade de Artes?
A faculdade de Artes tem duração de 4 anos, com um currículo que enfatiza práticas como pintura, desenho e imagens digitais. Nesse período, os estudantes desenvolvem habilidades técnicas, além de alimentar a criatividade e a expressão individual por meio de diferentes formas artísticas.