Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Atualidades

CNU: Novo Cronograma do concurso divulgado nesta quinta (4)

4 de julho de 2024
A frente de um fundo laranja está o logo do CNU - Concurso nacional Unificado, acompanhado do logo do Governo Federal Brasileiro. Abaixo, está escrito: Novo cronograma do CNU é divulgado em coletiva oficial
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

Durante uma coletiva oficial nesta quinta-feira (4), o Governo Federal, por meio do Ministério da Inovação, divulgou o cronograma atualizado do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), além de alterações no edital do concurso.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Quer saber se EaD é para você? Faça nosso Teste de Perfil!

Após as enchentes que assolaram o estado do Rio Grande do Sul (RS), a prova, que inicialmente seria aplicada no dia 5 de maio, foi adiada para o dia 18 de agosto.

Após o adiamento, apenas foram definidas a nova data de aplicação da prova, e a data para a divulgação do Cartão de Confirmação e do Local de Prova dos candidatos, que deve acontecer no dia 7 de agosto.

Confira neste material todas as informações sobre as novas datas disponibilizadas para o CNU.

Confira mais:
+ CNU recebe nova data; prova acontecerá em 18 de agosto

+ É possível me preparar para um concurso público com o EaD?


Novo Cronograma CNU

Durante a coletiva da manhã desta quinta-feira, 4 de julho de 2024, a Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos do Brasil, Esther Dweck, divulgou as seguintes datas para o novo cronograma do CNU:

  • Publicação do novo edital: 4 de julho de 2024;
  • Aplicação da prova: 18 de agosto de 2024;
  • Resultados: 21 de novembro de 2024;
  • Curso de formação (somente para alguns cargos): dezembro de 2024;
  • Convocação: a partir de janeiro de 2025 – candidatos com curso de formação como parte da classificação serão convocados em dezembro, mas também tomarão posse somente em Janeiro de 2025.

Além destas datas, foi estabelecido que candidatos de todo o Brasil que não puderem participar nesta nova data e desejarem o estorno do valor da taxa de inscrição, podem solicitar a devolução do valor da taxa entre os dias 5 a 7 de julho.

A Ministra também explicou que uma alteração será feita no edital do concurso, para garantir que, ainda que algo da mesma grandeza dos desastres naturais que ocorreram no no Rio Grande do Sul aconteça próximo da nova data da prova, o dia de aplicação será mantido.

Até esta coletiva, já estava estabelecido que a divulgação do local de prova e liberação do Cartão de Confirmação dos candidatos deve acontecer no dia 7 de agosto.

Veja a ilustração oficial do Ministério com as datas divulgadas:

Confira também:
+ O diploma de um curso à distância é reconhecido para concursos públicos?

+ FGV está com inscrições abertas pra mais de 20 cursos EaD gratuitos

+ Desenvolvedor de aplicativos: veja como se tornar um


Como funciona o CNU?

O Concurso Nacional Unificado (CNU) é uma iniciativa recente no Brasil, criada com o objetivo de centralizar e unificar os processos seletivos de diversos concursos públicos em um único exame.

Popularmente conhecido como o “Enem dos concursos”, o CNU visa oferecer uma solução mais eficiente e acessível tanto para os candidatos quanto para as instituições públicas que necessitam recrutar novos funcionários.

A estrutura do CNU foi desenvolvida para ser semelhante ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), oferecendo uma prova padronizada que avalia o conhecimento dos candidatos em diversas áreas, como Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

A ideia é que, ao realizar uma única prova, os candidatos possam concorrer a diferentes vagas em órgãos públicos federais, estaduais e municipais, economizando tempo e recursos que seriam gastos em inscrições e preparações para múltiplos concursos.

Edição 2024 do CNU

Para a edição de 2024 do CNU foram mais de 2 milhões de candidatos inscritos concorrendo a 6.640 vagas em 21 órgãos públicos, com salários que podem ultrapassar os R$ 22 mil. Lembrando que os candidatos podem concorrer a mais de uma vaga ao mesmo tempo.

Até o adiamento, a previsão era que a prova fosse aplicada em 228 cidades brasileiras. Novos números devem ser divulgados após a liberação dos locais de prova no dia 7 de agosto.

Vale lembrar para candidatos que farão a prova na nova data, que todos os 18.757 malotes de prova foram recolhidos em todo o Brasil e encaminhados para um local seguro. Cada malote foi conferido por membros da rede de segurança, e identificou-se que não houve qualquer violação dos materiais de prova.

Saiba mais:
+ O que estudar no Gran Cursos Online? Conheça a plataforma

+ Dois meses para o CNU: veja como estudar na reta final para o concurso

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.