Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Atualidades

Dois meses para o CNU: veja como estudar na reta final para o concurso

18 de junho de 2024
Uma jovem de ascendência asiática e cabelo comprido e escuro está estudando e fazendo anotações em um caderno
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

Nesta terça-feira (18), faltam dois meses para o dia da prova do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), o “Enem dos Concursos”, como ficou conhecido. Após o adiamento da data devido às enchentes que atingiram o estado do Rio Grande do Sul, ficou determinado que a prova deve acontecer no dia 18 de agosto.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Quer saber se EaD é para você? Faça nosso Teste de Perfil!

A prova será aplicada em 228 cidades em todo o Brasil. O concurso tem como objetivo ampliar as possibilidades de ingresso da população em cargos de nível federal em diversas instituições governamentais, com mais igualdade nas condições de admissão.

Saiba mais:
+ Concurso Nacional Unificado: local de prova do concurso é divulgado
+ CNU recebe nova data; prova acontecerá em 18 de agosto


Como usar os últimos 2 meses para se preparar para o CNU?

Se preparar para o CNU nos últimos dois meses antes da prova pode ser determinante para seu sucesso. Abaixo, apresento diversas dicas de como otimizar esse período para garantir um desempenho excelente no exame.

Estabeleça um Cronograma de Estudos

  • Divida o tempo disponível: organize um calendário semanal, alocando horas específicas para cada disciplina com base na sua dificuldade e peso no exame.

  • Inclua revisões periódicas: reserve dias específicos para revisar o conteúdo já estudado, garantindo que você não esqueça o que aprendeu.

Priorize as Disciplinas de Maior Dificuldade

  • Identifique suas fraquezas: faça um diagnóstico das matérias nas quais você tem mais dificuldade e dedique mais tempo a elas.

  • Utilize materiais específicos: procure por resumos, videoaulas e exercícios voltados para as disciplinas que exigem maior atenção.

Faça Simulados Regulares

  • Simule o momento de prova: realize simulados em condições semelhantes às da prova, respeitando o tempo e o ambiente.

  • Análise de desempenho: após cada simulado, analise seus erros e acertos para ajustar seu foco de estudo. Quanto mais próximo da data, foque em aprimorar seus pontos forte e evite gastar muito tempo com aquilo que você tem mais dificuldade – isso deve ser feito no começo dos estudos, e não na reta final.

Técnicas de Memorização

  • Mapas mentais: crie mapas mentais para visualizar melhor os conceitos e suas interconexões. Existem diversos perfis que trazem mapas-mentais de diferentes ramos de estudos, desde fórmulas matemáticas até conceitos e períodos da literatura, por exemplo.

  • Flashcards: utilize flashcards para revisar termos e fórmulas importantes de maneira dinâmica. Você pode lê-los em diferentes momentos do dia e até os espalhar pela casa, em sua geladeira, espelhos, na porta do guarda-roupa, etc.

    Veja também:
    + 7 dicas para estudar de forma eficiente


Utilize Recursos Digitais

  • Plataformas de estudo: aproveite cursos online e aplicativos educativos para complementar seus estudos. Diversos sites tem como foco materiais para concurso, e você também pode achar vídeos específicos dos diferentes temas e áreas do conhecimento no YouTube.

Gestão do Tempo

  • Técnica Pomodoro: utilize a técnica Pomodoro para aumentar sua produtividade, alternando períodos de estudo com curtos intervalos de descanso.

  • Metas diárias: estabeleça metas diárias de estudo e acompanhe seu progresso regularmente.

Veja mais:
+ Dia do Vestibulando: dicas de perfis para se preparar para as provas
+ É possível me preparar para um concurso público com o EaD?


Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead


O que é o Concurso Nacional Unificado (CNU)

O Concurso Nacional Unificado é uma prova de grande relevância no cenário educacional e profissional brasileiro, com o objetivo de selecionar candidatos para diversas instituições e cargos públicos. Entenda mais sobre o funcionamento e as metas do CNU:

Objetivos do CNU

O objetivo do CNU é democratizar o acesso às vagas do serviço público, permitindo que mais pessoas possam participar sem precisar se deslocar para muito longe de suas residências​.

A ideia é padronizar a seleção de candidatos ao nível nacional, garantindo igualdade de condições para todos os participantes, facilitando também o processo de seleção para diversas instituições públicas, a fim de otimizar recursos e tempo.

Como Funciona

  • Provas: As provas serão realizadas em mais de 220 cidades do país, abrangendo um amplo leque de disciplinas conforme o cargo ou curso pretendido.

    Funciona assim: A prova é dividida em duas partes e será aplicada em dois turnos no mesmo dia. No primeiro turno, os candidatos terão 2 horas e 30 minutos para responder a 20 questões de múltipla escolha e uma prova discursiva.

    No segundo turno, a prova terá a duração de 3 horas e 30 minutos e o número de questões varia conforme o bloco temático escolhido: serão 50 questões para cargos de nível superior e 40 questões para cargos de nível médio, todas de múltipla escolha

  • Correção e classificação: As provas são corrigidas de maneira padronizada, e os candidatos são classificados conforme o desempenho.

Importância do CNU

  • Acesso a oportunidades: O CNU abre portas para diversas oportunidades acadêmicas e profissionais, sendo um passo importante na carreira dos participantes. Já que o concurso oferece um grande número de vagas para diferentes níveis de escolaridade (médio e superior) e áreas de atuação, ele também aumenta as chances de emprego no setor público para um público diversificado​

    Para a edição de 2024, o Concurso Nacional Unificado disponibiliza um total de 6.640 vagas efetivas e imediatas. Além disso, será formado um cadastro de reserva com o dobro de vagas em cada bloco temático, o que amplia ainda mais as oportunidades para os candidatos classificados​

Saiba também:
+ O diploma de um curso a distância é reconhecido para concursos públicos?
+ O que estudar no Gran Cursos Online? Conheça a plataforma

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.