O último Censo de Educação Superior 2020 apontou que as matrículas para o ensino a distância foram maiores que para os cursos de graduação presencial. Segundo o estudo, dos 3,7 milhões que entraram na faculdade naquele ano, 53,4% escolheram o EaD.
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%A procura pela formação na modalidade parte da necessidade de flexibilidade, tanto de horário, quanto de local de estudos. Isso porque em muitas graduações, o aluno pode fazer seus horários de aulas e, mesmo que tenham grades fechadas, podem fazer de casa, adaptando à rotina.Outro destaque no ensino a distância é a economia nas mensalidades. Os cursos nessa modalidade, geralmente, têm um valor abaixo da graduação presencial, além de não gastar com deslocamento, alimentação fora de casa e, em alguns casos, materiais.No entanto, apesar da crescente na busca por essa modalidade de ensino para a graduação, alguns cursos ainda não estão disponíveis nesse formato. Há discussões frequentes entre os conselhos das profissões e o Ministério da Educação, para aprovar algumas formações EaD.Para te ajudar a não se frustrar na procura por um curso que você queira seguir carreira, separamos uma lista com todas graduações que não existem na opção de ensino a distância.Veja também:
+Faculdade de Astronomia EaD: Curso e onde estudar!
Cursos que não existem como ensino a distância
Embora haja muitas possibilidades de graduação EaD e alta demanda pela modalidade, algumas formações não existem no formato a distância, por motivos diferentes. Confira a lista:
Astronomia
Biotecnologia
Geologia
Medicina
Medicina Veterinária
Oceanografia
Odontologia
Psicologia
Engenharia de Alimentos
Engenharia Aeronáutica
Engenharia do Petróleo
Engenharia Florestal
Engenharia Naval
Engenharia de Minas
Engenharia de Materiais
Engenharia Nuclear
Enfermagem
Direito
Moda
Por que esses cursos não são oferecidos a distância?
Existem uma série de restrições na grade curricular de alguns cursos, de forma prática e teórica, por isso eles não podem ser oferecidos na modalidade EaD, para não perder qualidade na formação.Alguns cursos exigem que o estudante tenha uma vivência com objetos de estudo, para pesquisas e atividades acadêmicas, como o caso das graduações na área de saúde. Medicina, por exemplo, precisa que o aluno esteja praticando os estudos teóricos, algo fundamental para a formação.Esses pontos são critérios importantes para que o MEC e conselhos das profissões não permitam que os cursos superiores sejam EaD.A expectativa é que com avanços tecnológicos, uma série de graduações da lista possam ser oferecidas e aproveitadas no ensino a distância, para que os interessados na área consigam estudar de casa ou de onde quiserem.
Qual a situação dos cursos de Direito, Odontologia, Psicologia e Enfermagem a distância?
O processo de autorização, reconhecimento e renovação dos cursos de Direito, Odontologia, Psicologia e Enfermagem a distância foram suspensos pelo MEC em setembro de 2022.Um Grupo de Trabalho foi criado a partir de uma portaria publicada no Diário Oficial da União, para que pudessem aprimorar as propostas de regulamentação do ensino a distância nessas graduações.A exceção fica nos cursos que já estavam autorizados que, a partir dessa suspensão, ficam sem renovação para continuarem a serem oferecidos EaD.Essa medida atende a um pedido do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Beto Simonetti, ao ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, e ao advogado-geral da União, Bruno Bianco.Tanto a OAB, quanto os Conselhos Federais de Odontologia (CFO), Enfermagem (Cofen) e Psicologia (CFP) se posicionaram contra a liberação dos cursos no formato de ensino a distância. As entidades reforçam que a modalidade poderia levar a uma precarização do da formação nestas profissões.
O que o MEC diz sobre o ensino a distância?
O MEC define o ensino a distância como “uma modalidade educacional na qual alunos e professores estão separados, física ou temporalmente e, por isso, faz-se necessária a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação”. Esse formato de ensino é regulamentado por uma legislação, presente no Decreto 5.622, de 19.12.2005 (que revoga o Decreto 2.494/98), que regulamenta o Art. 80 da Lei 9.394/96 (LDB) .O ensino a distância também pode ser implementado na educação básica, que abrange a educação de jovens e adultos, educação profissional técnica de nível médio e na educação superior.
Como saber se o curso EaD é reconhecido pelo MEC?
Para descobrir se um curso na modalidade de ensino a distância é reconhecido pelo MEC, você pode acessar o próprio site do órgão, através do site do e-MEC. Você consegue conferir todas as instituições de ensino superior que oferecem essa graduação EaD.
Acesse o site do sistema e-MEC e clique na aba “Consulta Avançada”
Selecione “Curso de Graduação” no item “Buscar por?”
No campo “Curso”, digite o nome do curso que você deseja fazer
Selecione “A distância” no item “Modalidade”
Selecione o grau desejado (Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo)
Digite o código de verificação exibido na página
Clique em “Pesquisar”
Onde encontrar ensino a distância?
Um ponto principal, como foi citado no tópico anterior, é conferir se o curso é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e tem uma boa avaliação. Existem diversas instituições que oferecem os cursos EaD, com bolsas de estudo de até 80%! Veja a lista que separamos: