Dia do Profissional de Mídia: veja 5 cursos para atuar na área
O Dia do Profissional de Mídia, celebrado em 21 de junho, é uma data que homenageia aqueles que desempenham um papel crucial na comunicação e disseminação de informações.
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Quer saber se EaD é para você? Faça nosso Teste de Perfil!
Você pode não conhecer pessoalmente um profissional de mídia – ou “um mídia”, como dizem no mercado -, mas certamente reconhece sua atuação. Estes profissionais são responsáveis por planejar, executar e gerenciar estratégias de mídia em diversas plataformas, garantindo que as mensagens certas alcancem os públicos-alvo de maneira eficaz.
Por isso, toda vez que você confere propagandas, conteúdos e outros tipos de ações em redes sociais, televisão e outros meios de comunicação, tenha certeza que há diversos profissionais de mídia por detrás!
E, para aqueles que desejam ingressar nesta carreira dinâmica, há diversas opções de cursos que podem ser realizados, inclusive, na modalidade EaD, para você se transformar em um Mídia. Venha conferir!
Confira também:
+ Dia do Profissional de Marketing: conheça 5 profissionais referência na área
+ Como o EaD pode ajudar o criador de conteúdo digital?
5 cursos de graduação para quem quer ser um Profissional de Mídia
Comunicação Social
Este curso oferece uma formação ampla, abordando aspectos teóricos e práticos da comunicação em diversas mídias, incluindo rádio, televisão, internet e impressos.
Saiba mais:
+ Conheça tudo sobre o curso de Comunicação Social EaD
Publicidade e Propaganda
Focado na criação e gestão de campanhas publicitárias, este curso ensina técnicas de marketing, criação de conteúdo e estratégias de comunicação visual.
Confira também:
+ Veja como é Publicidade e Propaganda EaD e saiba onde fazer
Gestão de Mídias Sociais
Este curso prepara profissionais para administrar e criar conteúdo para plataformas de mídia social, além de ensinar a analisar métricas e otimizar a presença online.
Confira mais:
+ Como ser um social media: guia completo para iniciantes
Marketing Digital
Este curso é voltado para as estratégias de marketing aplicadas ao ambiente digital, incluindo SEO, marketing de conteúdo, mídias sociais e análise de dados.
Saiba mais:
+ Marketing Tradicional x Marketing Digital: saiba a diferença
+ Conheça as melhores faculdades de Marketing EaD
Relações Públicas
Focado na gestão da comunicação entre organizações e seus públicos, este curso aborda técnicas de mediação, assessoria de imprensa e gestão de crises.
Veja também:
+ Saiba tudo sobre o curso de Relações Públicas EaD
Profissões do Mercado na área de Mídia
Essas são algumas das profissões existentes no mercado de trabalho que podem ser atendidas caso você se gradue em alguma das profissões listadas acima. Muitas são cargos relativamente novos, mas já muito visados e com alta demanda:
- Planner de Mídia: Responsável pelo planejamento estratégico das campanhas publicitárias, definindo onde e quando os anúncios serão veiculados para atingir o público-alvo de forma eficaz.
- Gestor de Mídias Sociais: Administra e cria conteúdo para plataformas como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de monitorar e analisar o engajamento e a performance das campanhas.
- Analista de Marketing Digital: Trabalha com a coleta e análise de dados para otimizar estratégias de marketing online, utilizando ferramentas como Google Analytics e SEMrush.
- Redator Publicitário: Cria textos persuasivos para anúncios, roteiros de comerciais, posts em mídias sociais e outras peças publicitárias, sempre visando capturar a atenção do público.
- Produtor de Conteúdo: Desenvolve materiais variados, como artigos, vídeos e infográficos, para diferentes plataformas de mídia, sempre focado em engajamento e relevância.
- Consultor de Comunicação: Oferece aconselhamento estratégico para empresas e organizações, ajudando a melhorar a comunicação interna e externa e a lidar com crises de imagem.
- Gerente de Comunicação: Coordena todas as atividades de comunicação de uma empresa, incluindo relações públicas, marketing e publicidade, garantindo a coerência e eficácia das mensagens.
Saiba também:
+ MEI para Marketing Digital: Requisitos e como fazer!
+ Próprio negócio? Veja 6 cursos para quem quer empreender
Características interessantes para quem quer ser um Profissional de Mídia
Para se destacar como um profissional de mídia, algumas características são essenciais. Primeiramente, é importante ter uma excelente comunicação escrita e verbal, já que a clareza e a persuasão são fundamentais na transmissão de mensagens.
A criatividade também é crucial, permitindo a criação de campanhas inovadoras e atraentes. Além disso, a capacidade de análise é vital para interpretar dados e ajustar estratégias conforme necessário.
O profissional de mídia deve ser dinâmico e flexível, adaptando-se rapidamente às mudanças tecnológicas e tendências do mercado. Por fim, habilidades de trabalho em equipe e gerenciamento de tempo são indispensáveis, pois a colaboração e o cumprimento de prazos são rotinas no dia a dia desse profissional.
Saiba também:
+ Trabalhar em Casa: As melhores profissões Home Office!
+ 10 melhores sites de emprego para você mandar seu currículo
Dia do Profissional de Mídia: origem e objetivo
O Dia do Profissional de Mídia foi instituído para reconhecer e celebrar a importância desses profissionais no campo da comunicação. Especificamente, a data de 21 de junho foi instituída em 1977, pelo profissional de Relações Públicas, Aroldo Araujo, e Carlos Alberto Nanô, o dono da empresa de outdoors Nanograf.
De acordo com o empresário, a ideia era reposicionar o papel e a profissão do profissional de mídia, que na época, era conhecido como “contato”. Diferente, não?
Sendo assim, hoje, o objetivo principal desta celebração é valorizar o papel dos profissionais de mídia na sociedade, destacando seus desafios e conquistas. A data também serve como um momento de reflexão sobre as mudanças constantes no setor e a importância da atualização contínua para acompanhar as novas tecnologias e tendências.
Onde estudar para seguir na área de Mídias?
Se os cursos que listamos ou mesmo as profissões sugeridas no ramo de mídia te interessaram, temos mais uma dica para te dar! Venha conferir algumas das faculdades parceiras do Ead.com.br.
Todas as instituições a seguir são reconhecidas e muito bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) e contam com ótimas oportunidades para você ingressar quanto antes. Inclusive, aproveite para conferir as bolsas de estudos oferecidas pelas faculdades – tem descontos de até 80%!
Universidade Anhembi Morumbi
Estácio – Universidade Estácio de Sá
USJT – Universidade São Judas Tadeu
FMU – Centro Universitário
Unicsul – Cruzeiro do Sul
Belas Artes
UNISA
UNIP
Leia também:
+ Confira 10 cursos na área de comunicação gratuitos
+ 5 cursos EaD para quem quer trabalhar com Mídias Sociais
Local de prova do CNU divulgado nesta quarta (7)
5 documentários que todo estudante deve ver
Dia Nacional dos Profissionais da Educação: conheça 5 educadores brasileiros
Fuvest 2025: resultado da isenção liberado
Dia Nacional da Saúde: curso EaD em alta na área da saúde
Dicas para criar um perfil atrativo no LinkedIn
Plano Enem Corridão: plano de estudos gratuito na reta final para o exame
Conheça as tecnologias usadas no ensino à distância
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.