Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Faculdades a Distância

Professores EaD: 5 especializações para trabalhar na modalidade

14 de outubro de 2022
professores ead
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

Professores EaD podem se capacitar ainda mais para as aulas a distância.

 

Celebrado em 15 de outubro, o Dia do Professor existe para homenagear o profissional que é tão importante para o desenvolvimento educacional de todas as pessoas. Desde a alfabetização até o ensino superior, ele é o principal responsável pela trajetória acadêmica.

 

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

 

Passando por todas as áreas do conhecimento, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio ou no Ensino Superior, a profissão tem acompanhado as mudanças do mundo, quando o assunto são novas tecnologias.

 

O mercado digital, nos últimos anos, teve uma crescente que refletiu, também, nas salas de aula, aumentando as possibilidades de ensino a distância (EaD). Essa expansão resultou em muitas matrículas em cursos de graduação e pós-graduação na modalidade.

 

Além disso, durante o período de pandemia da Covid-19, não só as faculdades, mas as escolas também precisaram se adaptar e oferecer as aulas de forma remota aos alunos que, antes, estudavam presencialmente.

 

E com todos esses avanços tecnológicos, claro, que os professores precisaram se reinventar na docência, aprender novas ferramentas para lecionar e melhorar, cada vez mais, o ensino EaD.

 

Pensando nisso, separamos 5 especializações para os professores EaD que queiram estar, cada vez mais, preparados para a área!

 

5 especializações para professores EaD

Existem algumas pós-graduações que podem ajudar os professores EaD a fortalecerem a sua docência e aprimorarem técnicas de licenciatura nas salas de aula virtuais. Confira!

 

Educação a distância 

Os professores EaD com a pós-graduação em Educação a Distância poderão desenvolver formas de ensino de qualidade, de forma completa e dinâmica, usando meios tecnológicos. Essa formação aprofunda na integração entre tutor e aluno, promovendo um domínio das ferramentas e metodologias de ensino e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Educação e Tecnologia

Existem muitas mudanças tecnológicas na sociedade nos últimos anos e é preciso, em todas as áreas, repensar as estratégias para utilizar as novas ferramentas, devido à modernização do ensino e aprendizagem, que também acompanham essas novas etapas.

 

Os professores EaD, com essa especialização, vão poder estudar novas possibilidades de ensino, comunicação e inclusão com a tecnologia.

 

Avaliação Educacional

Essa formação busca ampliar os conhecimentos teóricos sobre a educação no mundo contemporâneo, buscando aprofundar as formas de planejamento educacional, avaliação e, claro, trabalho pedagógico.

 

O curso também possibilita ao professor, um outro olhar sobre o desenvolvimento humano e aprendizagem, desenvolvendo pesquisas e refletindo sobre as formas de avaliação e como pode contribuir para o processo de aprendizagem.

Metodologia Ativas para Aprendizagem

A especialização busca despertar um olhar para as competências atuais dos profissionais de educação. É ela que promove métodos de aprendizagem para aprimorar a forma de licenciatura, de várias formas.

 

Entre as disciplinas possíveis estão as de aprendizagem colaborativa, processos de ensino de aprendizagem, entre outras.

Gestão Educacional e Inspeção Escolar

A pós-graduação permite que professores EaD possam aprimorar a competência técnica e ética, com conteúdos de gestão pedagógica, como também acompanhamento de políticas públicas e legislação educacional.

O profissional com essa especialização vai poder, ainda, ser capaz de atuar nas funções de administração, supervisão e inspeção escolar, de forma estratégica e empreendedora.

 

Como fazer parte dos professores EaD?

Os professores EaD, assim como os presenciais, precisam ser formados em categorias de ensino específicas, como licenciatura, normal superior ou magistério.

 

Nas licenciaturas, a formação é completamente voltada para preparar os profissionais para a docência, no ensino fundamental e médio ou, até mesmo, nas universidades. A graduação geralmente varia de 4 a 5 anos. 

 

Existem cursos como Letras, História, Matemática, Geografia, Ciências Biológicas e Pedagogia.

 

Já no normal superior, o curso tem a finalidade de formar professores para lecionar na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental. Apesar do termo ainda ser usado, a formação foi extinta, dando lugar, apenas, para o curso de Pedagogia.

 

E o magistério é um curso de nível médio, que habilita para o professor dar aulas na educação infantil. No entanto, o Ministério da Educação (MEC) ainda exige que os professores da educação básica tenham formação superior, por isso não há tanta procura.

Onde estudar?

Para se formar professor ou se especializar e ser um dos professores EaD mais capacitados para a área é preciso buscar uma boa instituição de ensino superior, bem avaliada e reconhecida pelo MEC.

 

Separamos algumas que oferecem cursos de licenciatura e pós-graduação em educação, com mensalidades de até 80% de desconto!

 

Os mais lidos
14 cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC para entender educação especial

14 cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC para entender educação especial

Por Amanda Nonato em 10/01/2023
Esses são 7 motivos para você não trancar a faculdade

Esses são 7 motivos para você não trancar a faculdade

Por Amanda Nonato em 03/01/2023
Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Por Amanda Nonato em 26/09/2022
Próprio negócio? Veja 6 cursos para quem quer empreender

Próprio negócio? Veja 6 cursos para quem quer empreender

Por Amanda Nonato em 14/09/2022
O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

Por Amanda Nonato em 14/09/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.