Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Sem categoria

Quais são os melhores métodos de estudo?

melhores métodos de estudo

Se você já precisou de alguma forma estudar na vida, já deve ter se perguntado se estava usando o melhor método de estudo, certo?

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Quer saber se EaD é para você? Faça nosso Teste de Perfil!

O fato é que, como existem diversas técnicas e como depende do que funciona de pessoa para pessoa, fica difícil eleger apenas uma forma de estudar e classificá-la como correta para todos.

Pensando nisso, o Ead.com trouxe uma listagem do que costuma dar certo com a maior parte das pessoas e quais são os melhores métodos de estudo para você conferir. Daí, você pode testar e ver o que funciona bem para você!

O que são métodos de estudo e por que eles são importantes?

Em resumo, os métodos de estudo são estratégias que ajudam as pessoas a absorver, organizar e reter informações de uma maneira mais eficiente quando elas estão estudando.

Basicamente, a ideia aqui é tornar o estudo mais produtivo, melhorar a retenção do aprendizado e otimizar o tempo para que esse aprendizado seja mais fácil de ser adquirido.

A melhor forma de verificar quais são os melhores acaba sendo mesmo o teste e a observação de como você responde a cada um deles.

Quais são os principais métodos de estudo?

Abaixo, você pode conferir os métodos de estudo mais comuns que as pessoas costumam seguir. Veja:

Mapa mental

exemplo de mapa mental, um método de estudo muito usado atualmente por estudantes para guardar informações

Se você é uma pessoa mais visual, ou seja, costuma guardar mais fácil as informações que vê, o mapa mental acaba sendo uma boa técnica de estudo.

Esse método traz as informações em diagramas, conectando os conceitos. O tema central fica no meio e os tópicos relacionados são distribuídos ao seu redor.

Resumos e fichamentos

estudante lendo livros e fazendo resumo como método de estudo

Os resumos e fichamentos são métodos de estudo bem comuns e, talvez, utilizados desde muito cedo pelo estudantes. Quem nunca no Ensino Médio não teve que resumir algum tópico para tentar estudar para as provas, não é mesmo?

Basicamente, essa técnica consiste em resumir (como o próprio nome sugere) o conteúdo colocando em tópicos as principais ideias que precisam ser lembradas. Isso de certa forma facilita a revisão e reforça a memorização.

Técnica Pomodoro

maçã com cronômetro de 25 minutos para contagem de tempo do método de estudo Pomodoro

Basicamente, essa técnica de estudo envolve uma abordagem em que você divide o seu tempo de estudo em blocos de 25 minutos de foco.

A grande sacada aqui é tentar intercalar esse período com pausas curtas. Dessa forma, é possível aumentar a concentração e evitar que você fique muito cansado.

Resolução de exercícios

lista de exercícios para serem resolvidos e utilizados como métodos de estudo

Outra técnica bastante utilizada é a de resolução de exercícios ou simulados. Isso ajuda a identificar possíveis pontos de melhoria em relação a conteúdos que precisam ser mais estudados e a entender melhor o nível de compreensão sobre os assunto para reforçar o aprendizado.

Esse método é bem prático e também permite que, nos casos de vestibulares e concursos, a pessoa consiga identificar estilos de prova e se preparar conhecendo os padrões de questões que vai encontrar pela frente.

Pensamento Difuso

método de estudo do pensamento difuso, que intercala estudo focado e momentos de lazer

Antes mesmo de entender como funciona esse método de estudo, uma coisa importante de lembrar é que o nosso cérebro utiliza como base o modo focado e o modo difuso.

No primeiro, podemos dizer que estamos concentrados em alguma tarefa (ler, estudar, fazer exercícios para vermos se entendemos o conteúdo).

Já o segundo envolve um momento de relaxamento, para que a exaustão não prejudique o nosso rendimento e a gente consiga dar espaço para a criatividade e a nossa mente encontrar a solução de problemas.

Essa técnica de estudo do pensamento difuso se baseia justamente nisso: em intercalar os momentos de foco e descompressão, fazendo intervalos para ter mais concentração.

Método Robinson (EPL2R)

método de estudo Robinson, baseado em explorar, perguntar, ler, relembrar e revisar.

Se a ideia é ter uma compreensão mais profunda do assunto estudado, o método Robinson é uma boa alternativa.

Essa técnica gira em torna da lógica do estudo em etapas: explorar, perguntar, ler, relembrar e revisar.

Ela é bastante útil para o entendimento de textos densos densos e complexos, para aquelas pessoas que estão na faculdade ou até mesmo que se preparam para exames específicos.

Mnemônica

método de estudo mnemônico que se caracteriza por memorizar o conteúdo fazendo associações com frases e músicas

Em linhas gerais, o método de estudo mnemônico envolve a transformação de informações em frases, músicas ou associações para facilitar a memorização de conteúdos.

Ele pode ser utilizado se a ideia é memorizar fórmulas, por exemplo. Dessa maneira, fica até divertido estudar!

Saiba mais
7 dicas para estudar de forma eficiente
Como estudar para o Enem do Zero? O Guia Completo!

Qual é o método mais eficiente para estudar?

Com tantos métodos disponíveis, às vezes, fica até difícil saber qual é o mais eficiente, não é mesmo?

Aqui, vale ressaltar o seguinte raciocínio: a eficácia de um método varia conforme o estilo de aprendizado de cada um. Assim, o recomendado nesses casos é testar o que melhor se adapta ao seu perfil.

Por exemplo, algumas pessoas que são mais visuais podem se dar melhor com o Mapa Mental, enquanto outras que aprendem mais fácil por meio da escrita ou da prática podem encontrar melhores resultados com as técnicas de resumos.

Leve em conta também os tipos de conteúdo. Mapas mentais podem ser ótimos para organizar as ideias e tornar os conceitos menos abstratos, enquanto que o método mnemônico (aquele que facilita a memorização) pode ser fantásticos para lembrar as fórmulas.

E lembre-se: quando der adapte à sua realidade. A combinação de métodos pode ser muito bem-vinda para criar um sistema que funcione para você e que atenda às suas reais necessidades.

Onde posso estudar?

Se você está pensando em voltar a estudar e quer colocar esses métodos de estudo em prática, saiba que o EaD.com possui uma série de oportunidades para fazer isso.

A melhor parte é que você consegue menos na mensalidade porque existem parcerias com instituições de ensino de todo o país, com bolsas de estudo de até 80%.

Abaixo, você confere algumas instituições referência no ensino superior e que oferecem os melhores preços e condições facilitadas de pagamento. Veja só:

Universidade Anhembi Morumbi
Estácio – Universidade Estácio de Sá
USJT – Universidade São Judas Tadeu
FMU – Centro Universitário
Unicsul – Cruzeiro do Sul
Belas Artes
UNISA
UNIP 

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.