Saiba mais sobre o uso do Pronatec para EAD
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem transformado a vida de milhões de brasileiros com cursos técnicos de qualificação profissional.
Presente em mais de 4 mil municípios espalhados pelo País, o Pronatec permite ao estudante adquirir novas habilidades profissionais gratuitamente, mesmo em instituições privadas.
O melhor de tudo isso é que muitos cursos do Pronatec também estão disponíveis na modalidade a distância. Além de facilitar a vida daqueles que não podem parar de trabalhar para estudar, o EAD amplia ainda mais as oportunidades de qualificação.
Conheça tudo sobre o uso do Pronatec para EAD e como participar!
Sobre o Pronatec
O Pronatec é um programa voltado a jovens e trabalhadores de baixa renda que querem desenvolver habilidades técnicas para conseguir um emprego melhor.
Com ele, é possível optar por uma formação profissionalizante de curta duração gratuitamente. O Governo Federal arca com todos os custos. Os cursos são oferecidos por inúmeras instituições de ensino públicas, privadas e participantes do Sistema S (Senai, Sesc, Sesi e Senac).
A formação aqui é de nível técnico e de qualificação profissional. Não são cursos de grau superior.
No entanto, são formações pensadas a partir das demandas do mercado de trabalho. Quem investe nesse tipo de curso tem grandes chances de encontrar emprego mais rapidamente.
Como usar o Pronatec para EAD
Muitos cursos do Pronatec estão disponíveis no formato a distância. Eles são oferecidos gratuitamente pelas instituições conveniadas.
O curso é como qualquer outro EAD: tem animações, vídeos, apostilas e professores e tutores sempre à disposição para tirar qualquer dúvida. Muitos também oferecem polos de apoio presencial, onde acontecem as atividades de laboratório, a apresentação de trabalhos e a aplicação de provas.
Os cursos do Pronatec a distância são ideais para quem trabalha e quer investir na aquisição de novos conhecimentos, já que permitem conciliar melhor as atividades do dia a dia com os estudos. O certificado é emitido por uma das instituições credenciadas e tem validade nacional.
Como se inscrever nos cursos do Pronatec EAD
Existem diversas formas de entrar num curso técnico por meio do Pronatec. Os Institutos Federais, o SENAI e o SENAC mantêm vagas abertas ao longo de todo o ano.
O interessado precisa consultar a instituição de seu interesse para saber se há vagas abertas no curso desejado e quais são os trâmites a seguir. Embora o aluno possa solicitar entrada a qualquer momento, ele terá que seguir o calendário de inscrições.
A prioridade é para alunos de baixa renda e que estudaram na rede pública de ensino. As vagas que sobram são distribuídas entre os demais.
Em alguns casos, o aluno terá que concorrer pelo Sisutec ? um sistema de seleção que utiliza a nota do Enem para escolher novos alunos.
Quem pode solicitar o Pronatec EAD
O Pronatec é direcionado, prioritariamente, a estudantes do ensino médio da rede pública (inclusive quem está participando do programa de Educação de Jovens e Adultos ? EJA), trabalhadores e beneficiários dos programas federais de transferência de renda. Também podem participar aqueles que cursaram o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas como bolsista integral.
Cada curso tem uma demanda específica de formação mínima. Os técnicos são direcionados a quem já concluiu o ensino médio. Os de qualificação profissional exigem escolaridade variada. Entenda a diferença entre esses dois graus de formação a seguir.
Tipos de cursos no Pronatec EAD
O Pronatec oferece dois tipos de formação:
- Técnicos profissionalizantes – São os cursos disponíveis para quem está cursando ou já possui o ensino médio. O tempo de formação pode variar de 1 a 3 anos, mas na média duram um ano e meio.
- Qualificação profissional ? São cursos com duração entre 3 e 6 meses, com graus de exigências variados (alguns pedem somente o ensino fundamental; outros, o fundamental incompleto e até o médio completo).
A oferta de cursos a distância varia muito. É preciso checar com a instituição do seu interesse sobre o que está disponível naquele momento.
A lista de cursos a distância é imensa. Alguns são bem conhecidos, como o Técnico em Administração, Técnico em Informática e Técnico em Segurança do Trabalho.
Mas a gama de opções é ainda maior. Os cursos de formação técnica, por exemplo, são divididos em 13 áreas do conhecimento, cada uma com diversos cursos. Conheça:
- Ambiente e Saúde
- Controle e Processos Industriais
- Desenvolvimento Educacional e Social
- Gestão e Negócios
- Informação e Comunicação
- Infraestrutura
- Militar
- Produção Alimentícia
- Produção Cultural e Design
- Produção Industrial
- Recursos Naturais
- Segurança
- Turismo, Hospitalidade e Lazer
Os cursos de Qualificação Profissional seguem o mesmo esquema de áreas do conhecimento (com exceção do item ?Militar?), mas com cursos e tempo de formação diferentes.
Onde estudar
Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos pelo Pronatec:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
- Centro Universitário UNIBTA
Importante: a disponibilidade de cursos do Pronatec depende do governo federal e pode variar a cada semestre.
Veja também:
Faculdades que duram menos tempo
Está pensando em fazer um curso técnico? Qual é o mais interessante na sua opinião? Conte para a gente nos comentários!
Como funciona um curso técnico EaD?
Próprio negócio? Veja 6 cursos para quem quer empreender
Entenda o que faz um técnico em Administração
Veja 5 motivos para fazer um curso técnico EaD
Técnico em Contabilidade pode tirar CRC? Entenda!
Confira onde estudar Técnico em Enfermagem em Curitiba
Técnico em Nutrição EaD: Entenda tudo sobre o Curso!
Saiba tudo sobre o curso técnico de Radiologia a distância
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.