Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Enem

Treineiro Enem: O que é, requisitos e como se inscrever!

27 de maio de 2024
jovem estudante aprendendo em uma sala de aula virtual, sentado em frente a um notebook e conferindo anotações em uma folha de papel
Imagem do autor
Escrito porGuilherme Barreto

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil, atraindo milhões de candidatos todos os anos. Entre esses candidatos, existe um grupo específico conhecido como “treineiros”. 

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Quer saber se EaD é para você? Faça nosso Teste de Perfil!

Mas, o que significa ser um treineiro no Enem? Quais são os requisitos para se inscrever nessa modalidade? E como é o processo de inscrição? Neste texto, vamos explorar detalhadamente o conceito de treineiro no Enem, os critérios necessários para participar e o passo a passo para realizar a inscrição. 

Se você está pensando em fazer o Enem para ganhar experiência e testar seus conhecimentos, continue lendo para descobrir tudo o que precisa saber sobre essa opção!

Veja também:
+ Enem Digital: Entenda o motivo do cancelamento!
+ Estudar de graça? Confira lista com cursos online 100% gratuitos



O que é quem pode ser treineiro do Enem?

Uma aluna está em frente ao computador, segurando uma caneta com ambas as mãos enquanto parece atenta ao conteúdo que está consumindo

O Enem é principalmente destinado a estudantes que estão concluindo ou já concluíram o ensino médio. No entanto, o Ministério da Educação (MEC) permite que estudantes do primeiro e segundo ano participem para avaliar seus conhecimentos. Os “treineiros” são participantes menores de 18 anos e que não concluíram o ensino médio.

Por outro lado, participantes maiores de 18 anos que não concluíram o Ensino Médio não são considerados “treineiros”. Eles podem realizar outro exame (no nível estadual ou municipal) para obter a certificação do Ensino Médio e, assim, ingressar no Ensino Superior por meio de processos seletivos que utilizam o resultado do Enem.

As notas dos “treineiros” são divulgadas 60 dias após as dos participantes regulares. Isso ocorre porque eles não podem ingressar na Educação Superior e, portanto, não necessitam de suas notas antes das inscrições para o Sisu, Prouni, Pronatec e Fies.

Veja também:
+ Como se inscrever no Enem: Confira todo o passo a passo!
+ Saiba o que você pode fazer com a nota do Enem!



Qual a diferença entre os treineiros e os demais participantes?

Uma estudante de pele branca e longos cabelos castanho-escuro está anotando coisas em uma prancheta, com um notebook aberto ao lado.

Os treineiros realizam a prova do Enem normalmente, mas suas notas não são válidas para ingresso em universidades. Eles precisam se inscrever, prestar as informações e fazer a prova nos mesmos dias que os demais participantes do Enem.

Entretanto, há duas diferenças relacionadas ao resultado do exame para os treineiros:

  • primeiro, só podem acessar seu boletim do Enem 60 dias após a divulgação do resultado oficial, ou seja, dois meses depois dos demais participantes;

  • segundo, o resultado obtido pelos treineiros só pode ser usado para autoavaliação de conhecimentos, sendo inválido para participar de programas como ProUni, Sisu e FIES, ou para ingressar na faculdade, mesmo se atingirem a pontuação necessária.

Veja também:
+ Como saber se fui bem no Enem? Entenda a nota do exame!
+ Como usar a Nota do Enem para cursos EaD? Entenda!



Como é a prova do Enem para treineiros?

Uma aluna depele branca, cabelo loiro preso em um rabo de cavalo baixo, está com um leve sorriso enquanto faz anotações em um caderno, e tem um notebook aberto em frente.

O MEC não diferencia as provas entre treineiros e não treineiros no Enem, portanto, o exame segue o mesmo formato para todos os participantes. São aplicadas as mesmas 90 questões por dia, o mesmo tema de redação e os mesmos cadernos para todos os candidatos, independentemente de estarem inscritos como treineiros ou não.

Assim como os demais participantes, aqueles que fazem o Enem apenas para ter uma experiência da prova devem seguir o calendário de inscrição divulgado pelo MEC na página oficial do exame e pagar a taxa de inscrição, quando necessário, da mesma forma que os outros candidatos.

Veja também:
+ Boletim de Desempenho Enem: O que é e como acessar!
+ Matérias do Enem: Descubra o que estudar para o exame!

Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead


Vale a pena fazer o Enem como treineiro?

Aluna de uma faculdade EaD está sorrindo e estudando com seu notebook em um espaço aberto e arborizado.

A decisão de ser um treineiro no Enem é pessoal e depende das condições individuais de cada candidato. O principal motivo é testar os conhecimentos adquiridos e ganhar experiência para um melhor desempenho no futuro.

Essa é uma escolha pessoal que deve ser considerada pelo estudante, possivelmente com a orientação dos pais. Optar por fazer o Enem como treineiro implica em continuar se dedicando aos estudos na escola e a se preparar novamente para o exame, caso obtenha um resultado positivo. 

Se o resultado não for o esperado, não é motivo para desespero, pois ainda não é o momento de utilizar a nota para decidir o futuro acadêmico. Haverá tempo para se preparar melhor, utilizando as dificuldades e acertos da prova como base.

Fazer o Enem como treineiro pode ser uma experiência valiosa para identificar áreas de estudo que precisam de mais atenção, entender melhor o funcionamento do exame e se preparar adequadamente para o futuro.

Veja também:
Bolsa de estudo 100%: Onde conseguir uma?
+ Preciso fazer vestibular para ingressar em uma universidade online?



Como se inscrever no Enem como treineiro?

Na imagem, uma aluna vista de cima, está sentada segurando alguns cadernos e digitando em um notebook. Ela tem o cabelo preso, franja e está com uma blusaclara de manga longa.

A inscrição para o Enem como treineiro é feita da mesma forma que para os demais participantes. O candidato deve observar o calendário de provas, acessar o site oficial do Enem, preencher todas as informações solicitadas, confirmar o cadastro e, se não tiver direito à isenção da taxa de inscrição, efetuar o pagamento.

Veja também:
Inscrição do Enem 2024: Qual o período para se inscrever?
+ Cronograma Enem 2024: Confira plano de estudos gratuito!



É necessário pagar a taxa de inscrição?

O MEC não diferencia a inscrição dos treineiros daqueles que farão o Enem para ingressar em instituições de ensino. Portanto, geralmente, o participante precisará pagar a taxa de inscrição.

No entanto, respeitando as datas estipuladas para solicitação da isenção da taxa do Enem, o treineiro também pode pleitear a isenção do exame, desde que atenda os requisitos socioeconômicos estabelecidos.

Veja também:
+ Faculdade 2 anos EaD: Veja quais são os melhores cursos!
+ O que é EaD? Conheça tudo sobre a modalidade de ensino!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.