Último dia para pedido de isenção do Enem 2024

O último dia para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, é nesta sexta-feira (26). Os candidatos que se encaixam nos requisitos para serem isentos do pagamento, devem fazer o pedido pelo site oficial do exame, na Página do Participante.
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
A previsão dada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é de que o resultado da isenção seja divulgado no dia 13 de maio. Venha conferir mais detalhes e descobrir como solicitar sua isenção, para não ter chance de perder o prazo!
Veja também:
+ Saiba o que você pode fazer com a nota do Enem
+ Plano de Estudos gratuito para o Enem é lançado pela Quero Bolsa
Como solicitar a isenção da taxa do Enem?
Para ser elegível à isenção no Enem, o candidato deve atender a certos critérios de renda e escolaridade.
Segundo o edital n.º 34, de 28 de março de 2024, divulgado pelo Inep, será isento da taxa de inscrição para o Enem 2024 o participante que preencha um dos requisitos:
- Estar cursando a última série do ensino médio no ano de 2024, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica;
- Ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e ter renda familiar por pessoa igual ou abaixo de um salário mínimo e meio;
- Declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que requer: renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
A solicitação de isenção da taxa e a justificativa de falta devem ser feitas exclusivamente online, acessando a Página do Participante, durante o período estabelecido.
Ao entrar na página, é necessário fazer o login utilizando o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a data de nascimento.
As informações pessoais fornecidas durante o acesso devem corresponder exatamente às que estão registradas na Receita Federal, a fim de garantir a validade do processo. O candidato também deve fornecer um endereço de e-mail e um número de telefone válidos.
Importante: a aprovação da isenção da taxa ou da justificativa de falta não substitui a inscrição no exame.
Todos os interessados, isentos ou não, devem efetuar a inscrição na Página do Participante quando o período de inscrições for iniciado. A diferença é que os isentos não precisarão pagar a taxa de inscrição.
Confira também:
+ Enem 2023: IA, bots, e-games e outros temas de tecnologia
+ Como se inscrever no Enem: confira todo o passo a passo!
Passo a passo de como solicitar a isenção do Enem
Confira abaixo o passo a passo completo e com imagens que separamos de como você deve fazer o pedido de isenção da taxa de inscrição no Enem:
1 – Acesse a página do Participante Enem clicando neste link

2 – Faça seu login pelo gov.br; caso você não tenha o cadastro no portal do governo (gov.br), será necessário fazer.

3 – Clique no botão azul escrito “Justificativa de ausência/isenção”;

4 – Responda todos os dados solicitados, como nome completo, CPF, nome completo da mãe e data de nascimento. Na sequência, clique no botão “Iniciar a justificativa de ausência/isenção”.

5 – Logo, o site te mostrará quais são os critérios para solicitar a isenção da taxa de inscrição. Caso você se enquadre nos requisitos, basta clicar em “Li e concordo” e, depois, em “Próximo”:

6 – Confirme os seus dados e clique em “próximo”;

7 – Informe o seu CEP e, em seguida, complete as informações do seu endereço;

8 – Se você não compareceu aos dois dias de Enem 2023, deverá justificar a ausência. É necessário informar o motivo da ausência e enviar a documentação exigida;

9 – A etapa seguinte se refere ao ensino médio. Responda ao questionário e, em seguida, informe qual tipo de escola frequentou. Clique em “Próximo”.

10 – Informe o número do NIS (Número de Identificação Social) ou use a ferramenta “Consulte o NIS”, que direciona para a base de dados do Ministério do Desenvolvimento Social. Se você não tem NIS, marque a opção “Não tenho NIS”.

11 – Verifique todas as informações, descendo a barra de rolagem da tela, e se estiver tudo certo, clique em “próximo”.

12 – Responda ao Questionário Socioeconômico de 25 perguntas de forma correta e verdadeira;

13 – Confirme as respostas e informe os dados solicitados (telefone, celular e e-mail);

14 – Envie uma foto de perfil para personalizar o cadastro;

15 – Por fim, confira as informações, descendo a barra de rolagem da tela, e caso esteja tudo certo, clique em “Enviar solicitação”. Você poderá visualizar o resultado na Página do Participante no dia 13 de maio.

Agora que o passo a passo está explicado, aproveitei para fazer sua isenção e não perder o prazo, ok?
Lembrando que, após concluir a solicitação, não será possível alterar os dados ou incluir documentos para justificar ausência no Enem anterior (se for o caso).
Saiba também:
+ Matérias que caem no Enem: veja 20 das mais comuns!
+ Entenda de uma vez por todas como funciona o ENEM
Como entrar na faculdade sem o Enem?
Se você já finalizou o ensino médio e por acaso não pretende fazer o Enem, não tem problema. Você pode entrar na faculdade sem fazer o exame. E o melhor: contando com ótimas opções de ingresso, como bolsas com descontos de até 80% no valor das mensalidades.
Separamos algumas instituições parceiras reconhecidas e muito bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) para você conferir as oportunidades de cursos e modalidades disponíveis para iniciar sua graduação!
Universidade Anhembi Morumbi
Estácio – Universidade Estácio de Sá
USJT – Universidade São Judas Tadeu
FMU – Centro Universitário
Unicsul – Cruzeiro do Sul
Belas Artes
UNISA
UNIP
Confira também:
+ Nota do Enem: Veja pontuação necessária para estudar EaD
+ Tema da redação do Enem 2023: a invisibilidade do trabalho de cuidado das mulheres no Brasil
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.