Redes de Computadores na AVEC - Vilhena
- 30 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 14,00
Como é o curso de Redes de Computadores na AVEC - Vilhena?
Redes de computadores são sistemas de dispositivos interconectados que trocam dados e compartilham recursos. Esses dispositivos seguem protocolos de comunicação, um conjunto de regras que permite a transmissão de informações por tecnologias físicas ou sem fio.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Ciências exatas e da Terra
Duração: em média, 3 anos
O que você vai aprender?
Cenários De Tecnologia Da Informação
Comunicação De Dados
Fundamentos De Redes De Computadores
Introdução A Lógica De Programação
Como é a faculdade AVEC - Vilhena
Resumo da faculdade
- mais de 200 alunos matriculados
- mais de 20 docentes
- 7 cursos de graduação
- 1 unidade no estado de Rondônia
Dúvidas mais frequentes
Com 30 anos de atuação no mercado, a AVEC-Vilhena tem forte tradição na formação de profissionais nos cursos de Direito, Ciências Contábeis e Administração.
O curso de Redes de Computadores é uma formação voltada para o estudo e o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao planejamento, implementação, manutenção e gerenciamento de redes de comunicação de dados.
Durante o curso, os estudantes aprendem sobre fundamentos de redes, protocolos de comunicação, segurança da informação, administração de servidores, configuração de equipamentos como roteadores e switches, além de tópicos mais avançados, como redes sem fio, computação em nuvem e internet das coisas (IoT).
A grade curricular combina teoria e prática, com aulas em laboratórios onde os alunos simulam situações reais, configuram e testam redes.
O curso também aborda áreas como programação, sistemas operacionais e suporte técnico, preparando os estudantes para atuar em diferentes setores, como empresas de tecnologia, provedores de internet, data centers e indústrias.
Além disso, muitas instituições incentivam a obtenção de certificações profissionais, como Cisco CCNA e CompTIA Network+, que são reconhecidas no mercado de trabalho e aumentam a empregabilidade dos formados.
Como é o curso tecnológico em Redes de Computadores?
O curso de tecnologia em Redes de Computadores tem duração aproximada de dois anos e meio e carga horária mínima de 2.000 horas.
A formação é voltada para o desenvolvimento de competências práticas, empregadas para projetar, implantar e gerenciar redes de computadores em diferentes contextos, incluindo segurança de redes e controle de qualidade.
Durante o programa, o estudante aprende sobre protocolos de rede, segurança cibernética, infraestrutura e manutenção de redes. Também desenvolve habilidades práticas em ambientes laboratoriais, cumprindo com um estágio supervisionado.
Como é o curso técnico em Redes de Computadores?
O curso técnico em Redes de Computadores possui uma carga horária de 1.000 horas e é estruturado para ser concluído em aproximadamente um ano e meio. A formação capacita o aluno para realizar instalações, configurar redes de computadores e solucionar problemas operacionais.
Durante a formação, os estudantes aprendem a executar cabeamento, dimensionar e configurar protocolos de rede, e aplicar normas de segurança em redes locais e remotas. As atividades práticas incluem a utilização de laboratórios de informática e redes, e o estágio supervisionado presencial, que complementa o aprendizado.
Caso você tenha dúvidas se o curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Redes de computadores são sistemas de dispositivos interconectados que trocam dados e compartilham recursos. Esses dispositivos seguem protocolos de comunicação, um conjunto de regras que permite a transmissão de informações por tecnologias físicas ou sem fio.
Uma rede de computadores funciona através da interconexão de dispositivos, como computadores, servidores, roteadores e switches, que trocam dados e compartilham recursos entre si.
Para que essa comunicação seja possível, os dispositivos utilizam protocolos de comunicação, que são um conjunto de regras e padrões que definem como as informações serão enviadas e recebidas.
Esses protocolos garantem que os dados sejam transmitidos de forma eficiente e segura, seja por meio de cabos físicos, como em redes com fio, ou por sinais sem fio, em redes Wi-Fi, por exemplo.
O processo de comunicação envolve o envio de pacotes de dados, que são fragmentos de informações, para que cheguem ao destino de forma íntegra, mesmo que percorram diferentes dispositivos e caminhos.
O funcionamento adequado de uma rede depende da configuração correta dos dispositivos e da escolha das tecnologias e protocolos adequados para cada tipo de comunicação.