Telemática na Estácio
- Bolsas a partir de R$ 59,94

Como é o curso de Telemática na Estácio?
O curso de Telemática é uma formação acadêmica que abrange a tecnologia da informação na área da comunicação. O curso visa fornecer ao aluno conhecimentos de computação, telecomunicações, sistemas de informação, redes de computadores, telecomunicações móveis, sistemas de rádio e televisão, além de outras áreas relacionadas.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Engenharias
Duração: até 5 semestres
Como é a faculdade Estácio
Resumo da faculdade
- mais de 667.000 alunos matriculados
- mais de 6.000 docentes
- 96 cursos de graduação e 610 de pós-graduação
- 3833 unidades
Dúvidas mais frequentes
A Estácio se destaca no cenário educacional do Brasil, com uma abrangência nacional evidente em mais de 2 mil polos de educação à distância distribuídos por todos os estados e mais de 90 unidades de educação presencial. Ao todo, a instituição oferece mais de 220 cursos de graduação, 380 de pós-graduação, além de programas de mestrado e doutorado.
A universidade é reconhecida pelo MEC, com 85 cursos avaliados com notas 4 e 5, indicando a qualidade dos programas oferecidos. Além disso, a Estácio dispõe de laboratórios de última geração e uma biblioteca digital, que facilita o acesso ao material didático e à pesquisa.
No aspecto de carreira, a Estácio oferece um portal de vagas e realiza feiras virtuais de estágios e empregos, que conectam estudantes com o mercado de trabalho. Para auxiliar os alunos em suas trajetórias acadêmicas, a universidade também disponibiliza o acesso ao Sia (Sistema de Informações Acadêmicas), portal que agrupa ferramentas de ensino, como aulas, informações financeiras e de matrícula e materiais.
A Estácio é boa?
A qualidade da Estácio é evidenciada pelos índices positivos registrados pelos indicadores de avaliação do MEC. A universidade apresenta conceito máximo no Conceito Institucional e no Conceito Institucional EaD.
Segundo o Catálogo Nacionais de Cursos Superiores de Tecnologia, o curso de Telemática está inserido na grande área de Informação e Comunicação e conta com 2.400 horas mínimas.
A instituição que ministrar o curso deve oferecer, pelo menos:
Biblioteca incluindo acervo específico e atualizado;
Laboratório de informática;
Laboratório de redes de computadores;
Laboratório de telecomunicações.
Nestes laboratórios o aluno poderá aplicar seus conhecimentos adquiridos em diversas disciplinas, tais como:
Sistemas de Comunicação;
Arquitetura de Computadores;
Processamento Digital de Sinais;
Comunicações Ópticas;
Comunicações Sem Fio;
Eletrônica Digital;
Sistemas Telefônicos;
Antenas e Propagação.
A faculdade é livre para cobrar a realização de estágio supervisionado e normalmente pede um trabalho de conclusão de curso como último requisito para se formar.
Veja também: Todas as informações sobre o curso de Engenharia de Telecomunicações no site da Quero Bolsa.
O curso de Telemática é uma formação acadêmica que abrange a tecnologia da informação na área da comunicação. O curso visa fornecer ao aluno conhecimentos de computação, telecomunicações, sistemas de informação, redes de computadores, telecomunicações móveis, sistemas de rádio e televisão, além de outras áreas relacionadas.
Durante o curso, o aluno é capacitado para desenvolver habilidades técnicas e tecnológicas que lhe permitirão desenvolver, instalar e manter sistemas de informação e telecomunicações.
Além disso, o aluno terá a oportunidade de adquirir conhecimentos sobre a segurança de redes, a gestão de informação, a interação entre computadores e outros dispositivos e a utilização de tecnologias de informação para solucionar problemas.
O curso de Telemática oferece ainda a capacitação para os alunos atuarem na área de desenvolvimento de aplicações, programação de sistemas, projeto de redes e outras áreas relacionadas.
O estudante terá a oportunidade de desenvolver habilidades para gerenciar projetos, desenvolver sistemas de gestão da informação e aplicações para a web. O curso de Telemática oferece aos alunos uma formação multidisciplinar, permitindo-lhes desenvolver conhecimentos de informática, telecomunicações e outras áreas relacionadas.
O curso pode preparar o aluno para trabalhar como consultor de sistemas e tecnologia da informação, desenvolvedor de sistemas de informação, gerente de redes e telecomunicações, entre outras áreas.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.