Informática na FIRJAN SENAI RJ

  • 16 disciplinas
  • Bolsas a partir de R$ 14,00
Desculpe, não temos bolsas disponíveis para esta universidade em nosso site atualmente.

Como é o curso de Informática na FIRJAN SENAI RJ?

A Informática é o ramo das ciências da informação que estuda os processos de recolha, armazenamento, processamento, transferência e difusão de dados digitais. O termo resulta da junção das palavras "informação" e "automática", podendo ser categorizado como o processo de tratamento automático da informação.

Resumo do curso

  • Área de conhecimento: Informática

  • Duração: em média, 2 anos

O que você vai aprender?

  • Instalação E Configuração De Computadores

  • Administração E Serviços De Rede

  • Linguagem De Programação

  • Arquitetura De Computadores

Como é a faculdade FIRJAN SENAI RJ

Resumo da faculdade

  • mais de 70 cursos
  • 24 unidades no estado de Rio de Janeiro

Dúvidas mais frequentes

A Firjan SENAI destaca-se por sua infraestrutura moderna, que inclui laboratórios e oficinas dedicados a simular ambientes reais de trabalho. A instituição conta, ainda, com instrutores qualificados, que asseguram a qualidade do ensino oferecido. Além disso, a Firjan dispõe de escolas móveis e kits didáticos móveis, ampliando o alcance de seus cursos para regiões mais distantes e para empresas.

Outro diferencial é a integração com a indústria por meio de projetos como o Projeto Integrador Firjan SENAI + Empresas, que possibilitam a proposição de soluções dedicadas a empresas reais. A instituição também participa de competições nacionais e internacionais, como a Olimpíada do Conhecimento, incentivando o desenvolvimento de habilidades e o reconhecimento dos alunos.

No âmbito de empregabilidade, a Firjan SENAI oferece o Banco de Talentos, uma plataforma que conecta alunos formados com empresas em busca de profissionais qualificados, facilitando a inserção no mercado de trabalho.

O curso de Informática pode ser realizado em diferentes níveis de ensino, cada um com suas características próprias. Em nível de tecnologia, a formação possui viés prático, com duração de 2 a 3 anos, preparando o aluno para atuar diretamente no mercado de trabalho em áreas específicas do TI. A licenciatura em Informática, por outro lado, é voltada para aqueles que desejam atuar na educação, lecionando aulas de Informática no ensino básico e médio.

Além dessas modalidades, existe o programa profissionalizante, que é ainda mais prático. O curso básico de Informática conta com duração média de 10 meses, variando de acordo com a instituição. Esse tipo de programa é ideal para quem busca rápida inserção no mercado de trabalho ou atualização em tecnologias específicas.

Por fim, o curso técnico em Informática, geralmente com dois anos de duração, é oferecido a estudantes do ensino médio ou a quem já concluiu essa etapa, proporcionando uma formação técnica que permite o ingresso no mercado de trabalho em funções de suporte técnico, programação básica e gestão de redes.

A carga horária do curso técnico em Informática é de 1.200 horas, de acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação (MEC).

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Informática deve preparar o alunos para, entre outros itens:

  • Identificar problemas que tenham solução algorítmica;

  • Tomar decisões e inovar, com base no conhecimento do funcionamento e das características técnicas de hardware e da infraestrutura de software dos sistemas de computação;

  • Ler textos técnicos na língua inglesa;

  • Preparar e apresentar trabalhos e problemas técnicos e suas soluções para audiências diversas, em formatos oral e escrito;

  • Conhecer os limites da computação;

  • Empreender e exercer liderança, coordenação e supervisão na sua área de atuação profissional.

A graduação tem duração média de quatro anos. O estágio é supervisionado e realizado preferencialmente ao longo do curso, sob a supervisão de professores da instituição formadora. O trabalho de conclusão de curso (TCC) é obrigatório.

As disciplinas presentes no curso podem variar de acordo com a instituição de ensino. Ainda assim, é comum que a formação apresente conteúdos como:

  • Administração e Serviços de Rede

  • Arquitetura de Computadores

  • Banco de Dados

  • Informática Aplicada

  • Linguagem de Programação

  • Instalação e Configuração de Computadores

  • Lógica de Programação

  • Programação Web

  • Redes de Computadores

O curso pode ser realizado nas modalidades presencial e a distância. No modelo presencial, o estudante comparece frequentemente à instituição de ensino, contando com o apoio da infraestrutura da faculdade, universidade ou centro universitário. Já no EaD, as aulas e atividades são realizadas de forma 100% on-line, permitindo que o aluno acompanhe as aulas quando e onde quiser.

Com quantos anos pode-se iniciar o curso de Informática?

Pode-se começar o curso de Informática em grau técnico a partir dos 16 anos, desde que o aluno esteja matriculado e cursando, no mínimo, o segundo ano do ensino médio ou já tenha concluído essa etapa, conforme exigência do Ministério da Educação. Já para graduações e cursos de nível superior, é necessário que o aluno já tenha completado seus estudos correntes.

Onde fazer o curso de informática?

Veja algumas das instituições de ensino que disponibilizam o curso de Informática:

Se você deseja descobrir se Informática é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.

A Informática é o ramo das ciências da informação que estuda os processos de recolha, armazenamento, processamento, transferência e difusão de dados digitais. O termo resulta da junção das palavras "informação" e "automática", podendo ser categorizado como o processo de tratamento automático da informação.

O curso de Informática capacita profissionais para o desenvolvimento, implementação e gestão de sistemas e soluções computacionais. O programa abrange desde a programação de computadores até a análise de sistemas, passando pela gestão de redes de dados e a segurança da informação.

A grade curricular do curso inclui disciplinas como Algoritmos e Estrutura de Dados, que ensinam a lógica de programação e como organizar e manipular informações, Linguagens de Programação, tais como Java, C++, Python, e outras, Sistemas Operacionais e Redes de Computadores. Além dos conte´udos técnicos, o curso engloba a gestão de projetos de TI, ética em informática e legislação aplicada à tecnologia da informação.

A metodologia de ensino adotada no curso de Informática inclui aulas expositivas e laboratórios práticos. Os profissionais formados na área encontram oportunidades em indústrias de software e serviços de TI, organizações governamentais e empresas de diversos ramos que necessitam de suporte em tecnologia da informação.

Quanto tempo dura o curso de Informática?

O curso de Informática tem duração média de 3 a 4 anos, com extensão variável de acordo com o nível de formação específico. Durante o período, os estudantes têm contato com disciplinas de teoria da computação, programação, sistemas de informação, redes, entre outros.

A carga horária varia entre 1200 a 4000 horas, dependendo do modelo de ensino.

Para que serve o curso de Informática?

A importância do curso de Informática se reflete na formação de profissionais que coordenam operações tecnológicas em organizações e para fins particulares, abrangendo programação, análise de sistemas, redes de computadores e segurança da informação.

O profissional do campo atende a demanda crescente pela implementação de sistemas atualizados em empresas, que otimizam os processos por meio da tecnologia.

+ Bolsas de Estudo para cursos de Informática

Com o EaD.com.br, entrar na faculdade é muito mais fácilCadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp assim que chegarem novas vagas do seu interesse.
Busque sua vaga
Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso
Garanta sua vaga
Pague a taxa de serviço, chamada de pré-matrícula
Estude pagando menos
Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade