Portos no Senai (Sistema Fiep)
- Bolsas a partir de R$ 49,00
Como é o curso de Portos no Senai (Sistema Fiep)?
O curso de Portos forma técnicos preparados para atuar no planejamento e execução de operações portuárias, segundo as leis e normas gerais.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Ciências sociais aplicadas
Duração: até 12 semestres
Como é a faculdade Senai (Sistema Fiep)
Resumo da faculdade
- 2 cursos de graduação e 34 de pós-graduação
- 41 unidades
Dúvidas mais frequentes
O SENAI do Paraná oferece uma vasta gama de cursos profissionalizantes e superiores, destacando-se pela qualidade e relevância de suas formações. Entre os cursos técnicos oferecidos, estão opções tanto presenciais quanto a distância (EaD), como Técnico em Administração, Alimentos, Automação Industrial, Biotecnologia, e Celulose e Papel. Além dos cursos técnicos, o SENAI PR oferece cursos de graduação, pós-graduação, MBA e mestrado, proporcionando um percurso educacional completo e alinhado às necessidades do mercado industrial.
Segundo o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, produzido pelo Ministério da Educação (MEC), a duração mínima de um curso técnico em Portos é de 1.000 horas.
Ainda segundo o guia, a instituição de ensino deve oferecer uma biblioteca e videoteca com acervo específico atualizado, além de um laboratório de informática que permita estudar as sistemáticas de importação e exportação e aprender a confecção de documentos específicos.
Algumas das disciplinas que o aluno de Portos poderá estudar são:
Legislação Aduaneira e Portuária;
Gestão Ambiental;
Inglês Instrumental;
Gestão de Transportes em Geral;
Gestão de Pessoal Portuário;
Comunicação Oral e Escrita;
Tecnologia da Informação.
O estágio não é obrigatório durante o curso, entretanto as instituições podem exigir um trabalho final de relatório das atividades práticas realizadas em caráter profissional.
Para profissionais que já possuem nível superior nas áreas de Gestão ou Administração, existem opções de pós-graduação e MBA no segmento de Gestão de Portos.
O curso de Portos forma técnicos preparados para atuar no planejamento e execução de operações portuárias, segundo as leis e normas gerais.
Ao final de curso, o profissional estará capacitado para trabalhar no agenciamento de embarcações e na logística portuária e realizar os processos de importação e de exportação, segundo o regulamento aduaneiro.
O técnico em portos também faz o planejamento e a supervisão da manutenção dos equipamentos eletromecânicos de operação portuária.
No mercado de trabalho, o profissional é requisitado em portos públicos e privados, nos diferentes terminais portuários, nas empresas relacionadas ao setor, assim como em agências reguladoras de portos e serviços marítimos