Técnico em Celulose e Papel no Senai (Sistema Fiep)
- Bolsas a partir de R$ 0,00
Como é o curso de Técnico em Celulose e Papel no Senai (Sistema Fiep)?
A formação de técnicos especializados na indústria de celulose e papel é fundamental para manter certos padrões da economia global. Afinal, a produção de alguns produtos essenciais, que vão desde materiais de embalagem a papel de escrita e impressão, dependem dessa indústria.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Ciências Agrárias
Duração: Em média, 2 anos
Como é a faculdade Senai (Sistema Fiep)
Resumo da faculdade
- 2 cursos de graduação e 34 de pós-graduação
- 41 unidades
Dúvidas mais frequentes
O SENAI do Paraná oferece uma vasta gama de cursos profissionalizantes e superiores, destacando-se pela qualidade e relevância de suas formações. Entre os cursos técnicos oferecidos, estão opções tanto presenciais quanto a distância (EaD), como Técnico em Administração, Alimentos, Automação Industrial, Biotecnologia, e Celulose e Papel. Além dos cursos técnicos, o SENAI PR oferece cursos de graduação, pós-graduação, MBA e mestrado, proporcionando um percurso educacional completo e alinhado às necessidades do mercado industrial.
O curso técnico em Celulose e Papel oferece uma formação específica e detalhada, focada nos processos da obtenção da celulose e a posterior fabricação de papel. Com uma carga horária mínima de 1200 horas, o curso pode ser concluído em aproximadamente três semestres, ou seja, um ano e meio.
No entanto, a duração pode variar de acordo com o plano de curso de cada instituição, especialmente em modalidades integradas e concomitantes.
Os alunos são imersos em uma grade curricular que cobre uma variedade de disciplinas essenciais para a área. Entre as matérias, é possível destacar algumas:
- Fundamentos da química aplicada à celulose e papel
- Técnicas de análise físico-química
- Controle de qualidade
- Sustentabilidade
- Processos de secagem e corte
- Legislação Brasileira
- Tecnologias emergentes da indústria 4.0
A metodologia do curso inclui aulas teóricas, práticas laboratoriais e projetos integradores, permitindo aos alunos aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula de forma prática ao longo da formação.
O curso pode ser ofertado na modalidade de Educação a Distância (EaD), desde que ele respeite as normas impostas pelo Ministério da Educação de que pelo menos 20% das atividades sejam presenciais.
Mesmo nos cursos online, as atividades presenciais garantem a realização de práticas essenciais em laboratórios e o cumprimento de estágios supervisionados, que podem até ser obrigatórios em alguns casos. Essa combinação de modalidades é importante para uma formação completa e adaptada às necessidades de cada estudante e do mercado de trabalho.
A formação de técnicos especializados na indústria de celulose e papel é fundamental para manter certos padrões da economia global. Afinal, a produção de alguns produtos essenciais, que vão desde materiais de embalagem a papel de escrita e impressão, dependem dessa indústria.
É aí que entra o curso técnico em Celulose e Papel: ele surge para atender às demandas de um setor complexo no Brasil, que é o 4º maior país do mundo em volume de produção de Celulose e o 9º país em volume de produção de papel, segundo a Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP).
Para dar conta do mercado, a formação técnica deve contemplar áreas específicas e gerais, com o objetivo de preparar profissionais para atuar em todas as etapas de uma produção que tem seus desafios, como a segurança dos processos, sustentabilidade e controle de qualidade.