Técnico em Qualidade no Senai (Sistema Fiep)
- Bolsas a partir de R$ 0,00
Como é o curso de Técnico em Qualidade no Senai (Sistema Fiep)?
Manter a qualidade dos produtos é um desafio enfrentado por empresas de diversos segmentos. Existem diferentes fatores que podem incidir negativamente sobre o objeto final, resultando na depreciação da mercadoria. Quando isso acontece, os prejuízos se alastram ao consumidor e aos produtores, protagonistas do processo de compra e venda.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Ciências exatas
Duração: 800 horas, em média
Como é a faculdade Senai (Sistema Fiep)
Resumo da faculdade
- 2 cursos de graduação e 34 de pós-graduação
- 41 unidades
Dúvidas mais frequentes
O SENAI do Paraná oferece uma vasta gama de cursos profissionalizantes e superiores, destacando-se pela qualidade e relevância de suas formações. Entre os cursos técnicos oferecidos, estão opções tanto presenciais quanto a distância (EaD), como Técnico em Administração, Alimentos, Automação Industrial, Biotecnologia, e Celulose e Papel. Além dos cursos técnicos, o SENAI PR oferece cursos de graduação, pós-graduação, MBA e mestrado, proporcionando um percurso educacional completo e alinhado às necessidades do mercado industrial.
O curso técnico em Qualidade apresenta temáticas que possibilitam, ao profissional formado, a elaboração de relatórios de controle da qualidade em empresas de diferentes segmentos. Além disso, o estudante desenvolve atribuições gerenciais, identificado contratempos e apresentado formas de solucionar os diferentes percalços nos processos de produção e distribuição.
Por se tratar de uma formação de nível técnico, o curso pode ser realizado em um curto período de tempo. Segundo o CNCT, a carga horária média da formação é de 800 horas, embora diferentes ofertas apresentem durações inferiores.
Para a realização do curso, o estudante pode optar por diferentes modalidades, como presencial e a distância. No modelo presencial, o aluno desenvolve contato direto com a infraestrutura da instituição de ensino. Já no EaD, as aulas acontecem de forma 100% online, com o apoio de materiais digitais e videoaulas.
A formação é destinada aos estudantes que desejam desenvolver o primeiro contato com a área, além de profissionais que desejam migrar para o setor. Por conta disso, o curso pode ser realizado de forma integrada e concomitante (conjuntamente ao ensino médio), ou subsequente (após a conclusão do ensino médio)
Após a conclusão do curso técnico em Qualidade, o estudante também pode optar por uma formação de nível superior, como forma de ampliar seus conhecimentos e, simultaneamente, as oportunidades profissionais. Nesse caso, o CNCT lista diferentes cursos superiores relacionados à formação técnica em Qualidade. Veja as opções:
No site da Quero Bolsa, você pode encontrar descontos de até 80% para as graduações listadas. Acesse o site e confira!
Manter a qualidade dos produtos é um desafio enfrentado por empresas de diversos segmentos. Existem diferentes fatores que podem incidir negativamente sobre o objeto final, resultando na depreciação da mercadoria. Quando isso acontece, os prejuízos se alastram ao consumidor e aos produtores, protagonistas do processo de compra e venda.
Tendo em vista o cenário apresentado, a presença de um profissional apto para gerenciar os processos, e garantir o nível do produto, é fundamental. Tais atribuições são desenvolvidas no curso técnico em Qualidade, formação que contempla os métodos administrativos e logísticos da gestão dos produtos de uma empresa.
De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Tecnólogos (CNCT), do Ministério da Educação (MEC), o curso apresenta conteúdos que auxiliam o estudante no desenvolvimento de competências como:
Elabora manuais, procedimentos, diagnósticos e relatórios de processos de qualidade das organizações;
Registrar o controle da qualidade;
Elaborar e executar auditorias internas da qualidade;
Acompanhar auditorias externas;
Divulgar os procedimentos de qualidade e propor ações de informação e formação específica;
Identificar inconformidades em serviços, produtos e processos e suas possíveis causas;
Propor ações corretivas e preventivas.
O curso prepara o estudante para aplicar as técnicas do controle e gestão, detectando, por meio de auditorias, possíveis adversidades que impactam nos processos de produção. Além disso, o profissional, durante a formação, compreenderá sobre aspectos financeiros e métodos para reduzir gastos, tendo em vista a satisfação do produtor e do cliente.
Se você deseja ingressar no curso com descontos de até 80%, acesse o site da Quero Bolsa e encontre as melhores ofertas para a formação.