Acupuntura na UMC
- Bolsas a partir de R$ 39,90
Como é o curso de Acupuntura na UMC?
Acupuntura é a prática terapêutica originária da medicina tradicional chinesa que utiliza agulhas finas em pontos específicos do corpo para tratar dores crônicas, problemas musculares, stress, ansiedade, insônia, entre outras condições. Esses pontos estão localizados ao longo de meridianos, canais de energia vital.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Saúde
Duração: 1 a 2 anos
Como é a faculdade UMC
Resumo da faculdade
- mais de 10.000 alunos matriculados
- mais de 470 docentes
- 62 cursos de graduação e 50 de pós-graduação
- 1 unidade no estado de São Paulo
Dúvidas mais frequentes
A UMC possui 60% de seu corpo docente formado por mestres ou doutores e a maior parte desenvolve projetos científicos.
A instituição incentiva a participação dos alunos nesses projetos por meio da concessão de bolsas de iniciação científica.
A UMC disponibiliza 24 cursos de graduação na modalidade a distância (EaD), de acordo com o site da IES. Os cursos são das áreas de Gestão e Negócios, Tecnologia, Contabilidade, Licenciaturas, Marketing e Humanidades.
O curso de Acupuntura é oferecido em diferentes níveis de ensino, incluindo técnico, graduação tecnológica e pós-graduação. Embora apresente distinções por grau de formação, o objetivo do programa é apresentar técnicas de acupuntura e diagnóstico tradicional chinês, ensinando os alunos a conduzir práticas clínicas alternativas, ampliando as opções de tratamento.
A formação técnica em Acupuntura possui duração compacta e metodologia prática, formando profissionais de nível médio com ênfase na inserção mercadológica. O curso tecnológico, por outro lado, é reconhecido em nível superior, e habilita profissionais por meio da união entre teoria e prática.
Já a pós-graduação se destina a profissionais já graduados, que buscam se especializar em técnicas medicinais alternativas.
Embora a grade proposta varie de acordo com o nível e instituição de ensino, é comum que as seguintes temáticas sejam integradas ao itinerário:
Introdução à Acupuntura e Filosofia Oriental;
Princípios e Mecanismos Fisiológicos da Acupuntura;
Fisiologia de órgãos e vísceras segundo a visão ocidental e oriental;
Métodos e técnicas de aplicação da acupuntura;
Diagnóstico e avaliação segundo a Medicina Tradicional Chinesa;
Sistema Nervoso e Acupuntura.
Fundamentos Básicos da Acupuntura
Atividades Ambulatoriais
Etiopatogenia e Tratamentos
Acupuntura é a prática terapêutica originária da medicina tradicional chinesa que utiliza agulhas finas em pontos específicos do corpo para tratar dores crônicas, problemas musculares, stress, ansiedade, insônia, entre outras condições. Esses pontos estão localizados ao longo de meridianos, canais de energia vital.
O curso de Acupuntura treina profissionais para aplicar recursos da medicina tradicional chinesa, baseados na inserção de agulhas em pontos estratégicos para o alívio de dores. Ao longo da formação, os estudantes têm contato com disciplinas como: Anatomia, Fisiologia, Fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa, Diagnóstico Chinês, Técnicas de Acupuntura e Prática Clínica Supervisionada, compreendendo os princípios teóricos que envolvem a prática.
A metodologia de ensino combina aulas teóricas, atividades em laboratórios e estágios clínicos, onde os alunos aplicam seus conhecimentos em situações reais de tratamento, sob supervisão de profissionais. Além disso, o curso pode incluir estudos complementares em áreas relacionadas, como fitoterapia chinesa, dietética chinesa e técnicas de relaxamento e meditação.
Após o término da formação, os profissionais estão prontos para a condução de processes terapêuticos, empregando técnicas de acupuntura para a manutenção da saúde.