Ciências Sociais na Faculdade Única
- Graduação
- 8 semestres
- 74 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 82,50
Como é o curso de Ciências Sociais na Faculdade Única?
O curso de Ciências Sociais abrange disciplinas como Sociologia, Antropologia, Psicologia Social, Economia e Ciência Política, investigando fenômenos sociais, culturais e políticos, como estratificação social, comportamento humano e sistemas de poder.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Ciências humanas
Duração: em média, 4 anos
O que você vai aprender?
Filosofia
Sociologia Da Educação
Pesquisa Educacional
Ética
Como é a faculdade Faculdade Única
Resumo da faculdade
- mais de 8.000 alunos matriculados
- mais de 130 docentes
- 55 cursos de graduação e 986 de pós-graduação
- 119 unidades
Dúvidas mais frequentes
A Faculdade Única utiliza uma metodologia de ensino que considera o aluno protagonista de sua jornada acadêmica. Ela também se destaca por uma formação alinhada com as necessidades do mercado de trabalho.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Ciências Sociais tem sua grade curricular organizada em torno de três eixos: Formação Específica, Formação Complementar e Formação Livre.
O eixo de Formação Específica constitui a base do conhecimento, sendo composto por atividades acadêmicas obrigatórias, optativas e complementares. Cabe à instituição de ensino definir essas atividades e disciplinas e a sua carga horária, assim como nos conteúdos de Formação Complementar.
Já o eixo de Formação Livre constitui atividades acadêmicas de livre escolha do aluno, no contexto da instituição de ensino.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avalia o curso de Ciências Sociais considerando as seguintes disciplinas:
Teorias Clássicas da Antropologia;
Teorias Clássicas da Ciência Política;
Teorias Clássicas da Sociologia;
Teorias Contemporâneas da Antropologia;
Teorias Contemporâneas da Ciência Política;
Teorias Contemporâneas da Sociologia;
Temáticas Contemporâneas das Ciências Sociais;
Métodos e Técnicas de Pesquisa Quantitativa;
Métodos e Técnicas de Pesquisa Qualitativa;
Pensamento Social e Político Brasileiro.
O curso pode ser realizado nas modalidades presencial e a distância. No curso de Ciências Sociais EaD, o aluno desenvolve seus estudos de forma 100% on-line, por meio das ferramentas digitais disponibilizadas pelas instituições de ensino.
O curso de Ciências Sociais é bacharelado ou licenciatura?
O curso de Ciências Sociais pode ser oferecido tanto na modalidade de bacharelado quanto de licenciatura, dependendo da instituição de ensino e do foco do curso.
O bacharelado em Ciências Sociais prepara os estudantes para atuar em áreas como pesquisa, consultoria, análise de políticas públicas e em organizações não governamentais, com uma formação mais ampla e voltada para o mercado de trabalho e a produção de conhecimento científico.
Já a licenciatura em Ciências Sociais tem como objetivo formar professores para o ensino médio, capacitando os graduados a lecionar disciplinas como Sociologia, Antropologia e Ciência Política.
Dessa forma, a escolha entre bacharelado ou licenciatura depende dos interesses profissionais do estudante e das suas aspirações de carreira.
Caso você tenha dúvidas se o curso de Ciências Sociais é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
O curso de Ciências Sociais abrange disciplinas como Sociologia, Antropologia, Psicologia Social, Economia e Ciência Política, investigando fenômenos sociais, culturais e políticos, como estratificação social, comportamento humano e sistemas de poder.
Por isso, quem se interessa por questões que envolvem a sociedade e seus conflitos, a divisão de classes, igualdade entre as pessoas e formas de transformar tudo isso pode fazer uma faculdade nessa área e se encontrar profissionalmente.
Basicamente, durante o curso, os alunos aprendem a observar, analisar e interpretar criticamente as práticas em sociedade em toda a sua diversidade espacial e temporal.
A grade curricular engloba entre outros assuntos, a investigação da organização social e dinâmicas de grupo; o estudo sobre culturas e práticas humanas por meio do tempo; a análise de sistemas de governo, o comportamento político e políticas públicas; os sistemas econômicos e suas influências na sociedade e a compreensão do passado humano e sua influência no presente.
Além disso, o curso também enfatiza a prática de pesquisa, incluindo a formulação de hipóteses, coleta e análise de dados. Assim, é possível atuar em pesquisa acadêmica, organizações governamentais, não governamentais e no setor privado, lidando com questões como desigualdade social, políticas públicas, desenvolvimento sustentável e promoção dos direitos humanos.
Outra coisa importante sobre essa graduação é que ela pode ser feita como bacharelado e licenciatura. Enquanto o bacharelado fornece um panorama amplo das práticas e áreas das Ciências Sociais, a licenciatura visa a formação de docentes e habilita os futuros profissionais para darem aulas no ensino fundamental e médio.
Quem pretende se especializar pode seguir para a pós-graduação em Ciências Sociais e se aprofundar ainda mais nas temáticas sociais.