Linguística na UNYLEYA
- Pós-graduação
- 10 meses
- Bolsas a partir de R$ 106,25
Excelente
(1)
Como é o curso de Linguística na UNYLEYA?
A Linguística é o campo de estudo que se dedica à análise da linguagem humana, buscando compreender sua estrutura, funcionamento, evolução e os diversos aspectos que envolvem a comunicação.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Linguística, letras e artes
Duração: até 11 semestres
Como é a faculdade UNYLEYA
Avaliação dos Alunos
Excelente
1 avaliação
- Empregabilidade
- Estrutura
- Professores
- localização
Resumo da faculdade
- mais de 9.000 alunos matriculados
- mais de 60 docentes
- 23 cursos de graduação e 2.059 de pós-graduação
- 94 unidades
Dúvidas mais frequentes
A Unyleya oferece uma metodologia exclusiva de educação 100% digital, com uma plataforma online de última geração que garante a melhor experiência EaD. No Portal do Aluno Unyleya, o estudante pode realizar a renovação da matrícula, emissão de boletos, consultar notas e disciplinas do curso.
Além disso, o aluno da Unyleya conta com uma série de vantagens: Programa Indique e Ganhe, Portal do Egresso, Centro de Carreiras, UnyVantagens , licença gratuita do Office365 e descontos em cursos de Inglês.
O curso de Linguística também é oferecido em nível de pós-graduação, incluindo especializações e doutorado.
A especialização em Linguística proporciona um aprofundamento em áreas específicas da linguagem, ideal para profissionais que buscam conhecimento detalhado em campos como fonética, semântica ou sociolinguística.
Já o doutorado em Linguística é voltado para a pesquisa acadêmica avançada, promovendo a elaboração de teses originais que contribuem para o campo.
Atualmente, o curso de Linguística, em nível de graduação, é oferecido por cinco instituições de ensino superior no Brasil:
- Universidade de São Paulo (USP),
- Universidade Federal de Goiás (UFG),
- Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell (ISEED),
- Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
- Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
É importante destacar que as nomenclaturas do curso podem variar, sendo encontradas como Letras: Linguística, Linguística, e Língua Ingles - Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Estrangeira.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), a proposta do curso de Linguística deve preparar o aluno para, entre outros itens:
Dominar o uso da língua portuguesa ou de uma língua estrangeira, nas suas manifestações oral e escrita, em termos de recepção e produção de textos;
Refletir analítica e criticamente sobre a linguagem como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico;
Ter visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações lingüísticas e literárias, que fundamentam sua formação profissional;
Dominar os conteúdos básicos que são objeto dos processos de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e médio;
Dominar os métodos e técnicas pedagógicas que permitem a transposição dos conhecimentos para os diferentes níveis de ensino.
O curso tem duração média de quatro anos. O graduado em linguística trabalha, sobretudo, com a descrição e a análise das línguas, o que envolve disciplinas como:
Linguagem e Investigação em Ciências Humanas
Estudos Gramaticais
Fonética
Semántica
Morfologia
Psicolinguística
Linguística Histórica
A Linguística é o campo de estudo que se dedica à análise da linguagem humana, buscando compreender sua estrutura, funcionamento, evolução e os diversos aspectos que envolvem a comunicação.
Ela investiga desde a formação das palavras e suas regras gramaticais até os fenômenos sociais e culturais que influenciam o uso da linguagem.
A Linguística abrange várias subáreas, como a fonologia, que estuda os sons das palavras; a sintaxe, que analisa a construção das frases; a semântica, que trata dos significados das palavras e expressões; e a pragmática, que se concentra no contexto de uso da linguagem.
Além disso, a Linguística também examina as diferenças linguísticas entre as diversas línguas e dialetos, bem como as variações internas de uma mesma língua, como os registros formais e informais.