Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Atualidades

Celular ou computador: como o aluno de EaD estuda?

Celular ou Computador: como o aluno de EaD estuda?

O ensino à distância como conhecemos hoje, rodeado de tecnologias, aulas interativas, diferentes portais de acesso ao conteúdo, permitiu que as pessoas escolhessem a melhor forma para estudar, conforme suas preferências.

+  Encontre bolsas de estudo de até 80%


Isso também diz respeito a por onde elas preferem estudar. Você, por exemplo, neste momento, está lendo esse material por qual dispositivo? Um celular? um notebook? Talvez um tablet?

Vamos entender hoje qual opção de aparelho mais utilizado pelos estudantes e como trabalhar com os principais dispositivos de acesso à internet, para que seu estudo no EaD seja o mais proveitoso possível.

Celular vs. Computador – qual o favorito dos estudantes?

Não há uma resposta única para essa pergunta, pois o dispositivo mais utilizado por alunos de EAD pode variar dependendo de diversos fatores, como a preferência pessoal de cada estudante, o tipo de atividade que está sendo realizada e as condições de acesso à internet.

No entanto, de acordo com pesquisas e estatísticas, é comum que os alunos de EAD utilizem tanto computadores quanto dispositivos móveis, como smartphones e tablets, para acessar o conteúdo do curso e realizar as atividades.

Em alguns casos, o computador pode ser o dispositivo principal para tarefas mais complexas, como elaboração de trabalhos acadêmicos e edição de documentos, enquanto o smartphone pode ser mais utilizado para acessar o conteúdo de leitura e assistir a vídeos das aulas.

É importante destacar que a flexibilidade de acesso aos conteúdos é uma das vantagens da educação a distância, e os alunos podem escolher os dispositivos que melhor atendam às suas necessidades e preferências. 

Mas, independentemente dos motivos, para sanar essa dúvida, vamos aos números descobrir qual o principal dispositivo utilizado pelos estudantes.

O que dizem os dados? 

Uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2019, já indicava que a maioria dos estudantes utilizava os seus smartphones e aparelhos de celular móveis para  acessar a internet. Estima-se que após a pandemia de Covid–19, os números tenham aumentado.

Na época, a pesquisa do IBGE indicou que 97,4% dos estudantes utilizavam o telefone móvel celular como forma de acessar a internet. Os demais equipamentos com internet utilizados foram, respectivamente: o microcomputador (56%), televisão (35%) e o tablet (13,4%). 

Sendo assim, podemos considerar que o celular é o favorito, ou ao menos, a forma de utilizar a internet com maior acessibilidade entre os estudantes. É importante avaliarmos o motivo, já que a mesma pesquisa do IBGE, também fala sobre o acesso à internet e certos tipos de dispositivos.

Isso porque, enquanto 81,8% dos estudantes da rede privada acessaram a internet pelo computador, esse número foi de apenas 43% entre os estudantes da rede pública. No caso do celular, por sua vez, ele novamente foi o principal equipamento utilizado para acessar a Internet pelos estudantes tanto da rede pública (96,8%) quanto da rede privada (98,5%).

Benefícios do celular no ensino à distância

Celular ou Computador: como o aluno de EaD estuda?


Acesso fácil a recursos de aprendizagem

Dentro ou fora de sala de aula, os alunos podem acessar facilmente materiais de aprendizagem, como livros digitais, vídeos educacionais, podcasts, aplicativos de aprendizagem, entre outros, usando seus celulares.

Flexibilidade

O celular permite que os alunos estudem em qualquer lugar e a qualquer momento. A maioria das plataformas de universidades e colégios já permite também o envio de atividades e acesso à vídeo aulas e outros programas diretamente dos aparelhos celulares. Isso auxilia para que as entregas sejam feitas dentro do prazo.

Comunicação instantânea

Os alunos podem se comunicar instantaneamente com seus professores e colegas usando mensagens de texto, aplicativos de mensagens, e-mail e outras plataformas disponíveis em seus celulares. Isso é útil para tirar dúvidas, combinar tarefas em grupo e debater assuntos vistos em aula.

Organização

O celular também pode ajudar os alunos a se manterem organizados, permitindo que eles gerenciem seus horários de estudo, mantenham suas notas salvas, definam lembretes e usem outras ferramentas de produtividade disponíveis em seus dispositivos, como cronômetros, aplicativos que marcam metas, checklists, agendas, entre outros.

Leia também:
+ 6 dicas para se concentrar na hora dos estudos

Aprendizagem personalizada

Existem muitos aplicativos de aprendizagem para celulares que usam algoritmos para adaptar o conteúdo de acordo com as necessidades e interesses dos alunos, permitindo que eles aprendam no seu próprio ritmo. É possível ainda optar por aprender por listas de exercícios, materiais em vídeo, apostilas, entre outros modelos de estudo, que combinem com seu estilo de aprendizagem.

Economia de tempo

O dia a dia é imprevisível muitas vezes, e nisso também o celular pode ajudar. Ele traz mais economia de tempo e esforço para os alunos, permitindo que eles estudem em trânsito, nos intervalos ou em outros momentos livres, o que pode ser especialmente útil para aqueles que têm vidas ocupadas ou trabalham em período integral.

Benefícios do computador no ensino à distância

Como dissemos anteriormente, ainda que o celular tenha essa preferência e seja mais utilizado, é comum que os alunos unam os dois dispositivos – caso haja o acesso – para aproveitarem o “melhor dos dois mundos”.

Seja utilizado de forma híbrida com o celular ou mesmo sozinho para aqueles que preferem, vamos ver alguns exemplos de como o computador pode ser um aliado nos seus estudos:

Acesso simples a recursos educacionais

Você já deve ter lidado com formulários difíceis de digitar pelo seu smartphone, ou mesmo sites e abas sem uma opção mobile decente, até com documentos que abriam de forma corrompida pelo celular, certo?

Os computadores apresentam uma certa facilidade a esse respeito. É mais simples acessar algumas plataformas e até mesmo enviar documentos de seu notebook do que de seu celular muitas vezes.

Visibilidades ampliada

Claro que temos o controle do brilho da tela do celular, assim como temos do computador. 

Mas só o tamanho da diferença entre uma tela e outra, além da distância que costumamos manter entre nosso rosto e a frente de um notebook ou computador, em comparação com a de um celular, apontam que há um certo conforto e melhor ergonomia ao digitar ou assistir algo no computador.

Uso de teclado e mouse

A maioria dos  computadores possui um teclado e mouse, que podem ser mais eficientes para a digitação de textos longos, bem como para a navegação em websites educacionais.

Multitarefas

Além de permitir a abertura de várias abas mais visíveis que no celular, o notebook ainda permite que você divida várias telas em um espaço maior e possa, por exemplo, fazer anotações enquanto vê uma vídeo aula, ou mesmo acompanhar um texto enquanto discute os principais pontos com seus colegas.

Potência de processamento

O computador geralmente tem mais potência de processamento do que o celular, permitindo que ele execute aplicativos e programas educacionais mais complexos.

Armazenamento

O computador normalmente tem mais espaço de armazenamento do que o celular, permitindo que o aluno salve e acesse arquivos educacionais mais facilmente.

Mesmo com esses fatores positivos a respeito dos computadores, já vimos as facilidades de se ter o celular como aliado e sabemos que seu acesso ainda é mais simples do que de um notebook para muitas pessoas. Portanto, vamos verificar como utilizar o celular da melhor forma para os estudos.

Como estudar pelo celular com eficiência

Separamos 5 passos para você estudar com mais facilidade pelo celular, evitando distrações e aproveitando ao máximo os recursos existentes hoje:

  1. Use aplicativos de estudo

Muitos aplicativos podem te auxiliar ao estudar. Alguns podem te permitir montar um cronograma de estudos, marcar seu tempo em frente à tela, te indicar para fazer pausas, e até mesmo marcar quais conteúdos já foram vistos e quais não.

Há uma infinidade de possibilidades, para você escolher o que melhor se adapta à sua realidade.

Veja também:
7 aplicativos para ajudar na rotina de estudos EaD

Alguns até te impedem de acessar outros aplicativos enquanto está estudando – com sua permissão, claro. Se você é do tipo que dispersa ou procrastina nos estudos, essa é uma boa opção para focar e finalizar suas tarefas primeiro.

  1. Utilize fones de ouvido

Os fones são grandes aliados para estudar pelo celular. Para aulas à distância ele vai abafar o som do ambiente externo e evitar que barulhos de terceiros o atrapalhem, e também podem te ajudar a focar na visualização de aulas gravadas e outros tipos de materiais em áudio (falaremos de alguns mais pra frente)

  1. Faça pausas regulares

É fácil ficar preso ao celular por longos períodos, por isso é importante fazer pausas regulares para descansar a mente e os olhos. Dê uma pausa a cada 30-40 minutos para caminhar, alongar ou simplesmente descansar os olhos.

  1. Posicione bem o seu aparelho

Além de contar com um ambiente de estudo ou ao menos um espaço reservado para seu aprendizado, é interessante manter o celular no alcance de sua vista, sem precisar segurá-lo. O uso de um tripé é ideal, mas na falta dele, livros, cadernos e outros objetos firmes, podem servir de apoio para o seu aparelho, deixando o momento de aula mais confortável

  1. Consuma conteúdos em áudio

Sejam podcasts, programas para leitura de documentos, áudio books e outros tipos de recursos, essas são excelentes opções para quem estuda pelo celular para assimilar mais conteúdo e ainda fazer tarefas simultâneas. Com o fone de ouvido e o celular no bolso, você pode até fazer algumas tarefas de casa enquanto escuta uma aula, por exemplo.

Agora que você já sabe como usar o celular a seu favor, aproveite para se aprofundar nos estudos e mandar bem nas aulas à distância ou mesmo atividades online.

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.