Como entrar na Polícia Militar? O Guia Completo!
Você sabe como entrar na Polícia Militar? Muita gente gostaria de se desenvolver nesta carreira, mas não tem noção de como fazer para estar dentro dela ou quais passos seguir para seguir essa profissão.
A Polícia Militar é a força de segurança e repressão dos estados brasileiros, com presença frequente nas ruas e estradas em ações de vigilância, proteção, captura e emergência. O Brasil é um país de proporções continentais e tem desafios importantes na área de segurança pública, o que torna necessário que a Polícia tenha um grande efetivo.
Isso torna a Polícia Militar uma das instituições públicas que mais emprega pessoas. Seu sonho é ser um policial militar? A seguir, vamos te dar um guia completo de como entrar na polícia militar para que você possa se preparar bem para as etapas do processo seletivo!
O que é a Polícia Militar?
A história do surgimento da Polícia Militar no Brasil começa já no início do período colonial, seguindo o modelo português de organização. Naquele tempo, a organização ainda não era chamada desta forma, com funções mistas que hoje também são exclusivamente destinadas ao policial civil.
É no período republicano que vemos uma aproximação maior do que é a Polícia Militar hoje, com a designação exclusiva de atividades de segurança e subordinação aos governos estaduais.
Atualmente, a Polícia é autoridade com funções claramente definidas pela Constituição Federal de 1988, que diz o seguinte em seu artigo 144:
“A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
- polícia federal;
- polícia rodoviária federal;
- polícia ferroviária federal;
- polícias civis;
- polícias militares e corpos de bombeiros militares.
- polícias penais federal, estaduais e distrital.
(…)
Às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil.
As polícias militares e os corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército subordinam-se, juntamente com as polícias civis e as polícias penais estaduais e distrital, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.”
Polícia Militar ou Civil: qual é a diferença?
A polícia civil tem um perfil mais voltado para a investigação criminal, com a instauração de inquéritos e envio de informações ao poder judiciário. A polícia militar atua na prevenção por meio da vigilância e repressão imediata às ocorrências.
O que faz um policial militar?
O policial militar é um agente direto de execução de segurança pública do Estado, que age pelos princípios de preservação da ordem e da lei, em conformidade com os direitos humanos.
Existe um curso de formação para a Polícia Militar?
Grande parte dos estados brasileiros possuem suas próprias academias de Polícia Militar, que oferecem os cursos de formação para os policiais. Como exemplos, podemos citar:
- PMESP – Academia de Polícia Militar do Barro Branco
- PMRJ – Academia de Polícia Militar Dom João VI
- PMCE – Academia de Polícia Militar General Edgard Facó
- PMAM – Academia de Polícia Militar Neper da Silveira Alencar
- PMPR – Academia de Polícia Militar do Guatupê
- PMGO – Academia de Polícia Militar de Goiás
O Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do Ministérios da Educação reconhece a equivalência dos cursos sequenciais de formação específicos aplicados pelas academias aos cursos superiores da área de Segurança.
Na PM paulista, ao ingressar na academia militar, o candidato participará do Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública.
De acordo com informações prestadas publicamente pela instituição, o curso tem duração de 2.600 horas, divididas em 52 semanas, com 120 horas de estágio supervisionado.
Grade do curso da Polícia Militar
No curso de polícia ostensiva da PMSP, o estudante terá as seguintes disciplinas na grade curricular:
- Criminalística
- Comunicação e Expressão
- Psicologia
- Educação Física
- Medicina Legal
- Comunicação Social
- Comandos e Exercícios de Ordem Unida
- Escrituração Profissional
- História da PMESP
- Legislação Policial-Militar
- Inteligência Policial
- Tecnologia da Informação e Comunicações
- Direito Administrativo
- Direito Administrativo Disciplinar Militar
- Direito Civil
- Direito Constitucional
- Direito de Trânsito
- Direitos Humanos e Ações Afirmativas
- Direito Penal
- Direito Penal Militar
- Direito Processual Penal
- Direção Policial Preventiva de Viaturas
- Doutrina de Gerenciamento de Crises
- Doutrina de Polícia Comunitária
- Doutrina de Polícia Ostensiva
- Prevenção, Mediação e Resolução de Conflitos
- Defesa Pessoal
- Menor Potencial Ofensivo
- Metodologia de Ensino de Tiro Defensivo na Preservação da Vida
- Polícia de Choque
- Procedimentos Operacionais Padrão
- Resgate
Como se preparar para o concurso da Polícia Militar?
Normalmente, os concursos para a Polícia Militar possuem um número de vagas que chama a atenção, passando da casa do milhar. Mas não se engane achando que qualquer um passa no processo. As regras são rígidas e é preciso se preparar bem!
Estudo para as provas
A primeira fase do processo seletivo para entrar na Polícia Militar conta com uma prova de conhecimentos gerais para atestar a aptidão do candidato para ingresso em um curso superior.
Consulte o edital para saber o que estudar. Na prova da polícia paulista, por exemplo, são cobrados conhecimentos de língua portuguesa, matemática, história, geografia, atualidades, informática e administração pública.
Treinamento físico
Os exames de aptidão física visam identificar se o candidato possui as características necessárias para o cotidiano de um policial militar, com provas de resistência, exercícios físicos e corrida.
Os testes aplicados são informados previamente no edital, o que permite que o candidato se prepare para o que será exigido. Alguns educadores físicos oferecem aulas particulares voltadas para esta preparação.
Experiência profissional
Não é exigida experiência profissional prévia para ingresso na polícia militar. Só é importante lembrar que você precisa de uma ficha limpa, sem condenações ou demissões prévias em outro serviço militar.
Quais são os requisitos básicos para ingressar na Polícia Militar?
Cada uma das 27 unidades da federação tem seu regimento próprio previsto em lei para ingresso na Polícia Militar. Portanto, as regras mais básicas podem variar de estado para estado.
Consulte sempre o edital mais recente para confirmar as informações, pois, por mais que elas possam parecer senso comum, às vezes não são realidade. Por exemplo, as restrições totais para tatuagens não são mais uma realidade.
Em geral, os editais exigem que o candidato seja brasileiro, estar quite com as obrigações eleitorais e militares, não tenha condenações transitadas em julgado, tenha reputação ilibada e perfil físico e psicológico adequados. O candidato também precisará ter carteira de habilitação.
A seguir, vamos utilizar as informações válidas no último concurso para ingresso como Soldado na Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Idade mínima
Para se inscrever no concurso público da polícia paulista, é necessário ter no mínimo 17 anos completos e no máximo 30 anos. Para posse do cargo, o candidato precisa ser maior de idade.
Escolaridade
Para ingressar na Polícia Militar, o candidato precisará ter concluído o Ensino Médio, antigamente chamado de “segundo grau”.
Altura mínima
No estado de São Paulo, a altura mínima exigida é de 155 cm para as mulheres e 160 cm para os homens. A medição deve ser feita descalço.
Aptidão física
O cargo exige a comprovação de aptidão física por meio de uma bateria de exercícios avaliados por uma banca especializada. São aplicadas provas de corrida, flexões, resistência abdominal, entre outros.
Quais são as fases do concurso da Polícia Militar?
Os concursos para polícia militar nos estados normalmente seguem a seguinte estrutura de fases:
- Prova objetiva
- Teste de aptidão física
- Avaliação psicológica
- Exame médico e toxicológico
- Investigação social
Todas as fases possuem caráter eliminatório, sendo necessário ser aprovado em todas as etapas para ingresso na Polícia Militar.
Como se destacar no processo seletivo?
Quer ir bem no processo seletivo e, mais do que isso, se dar bem até o final da formação? Siga essas três dicas:
- Conhecer a instituição
- Cuidados com a aparência e postura
- Treinar a comunicação interpessoal
Durante seu período na Academia de Polícia, você precisa continuar sendo uma pessoa dedicada aos estudos e que segue as regras da instituição. Foco nas suas atividades e obrigações!
Como entrar na polícia militar?
Se você quiser ter uma ideia do que vai estudar na academia de polícia, pode procurar cursos básicos para entender melhor a legislação e protocolos policiais, conversar com profissionais do setor, aprender a manusear armas e conhecer técnicas de defesa pessoal.
É importante ressaltar que nenhuma dessas preparações prévias são exigências do concurso para ingresso, mas são aprofundamentos que podem ser testes para verificar se você possui perfil e realmente gosta desta carreira.
Qual deve ser o perfil de um policial militar?
O edital para ingresso na polícia militar paulista nos dá boas dicas do perfil ideal para um profissional da área. Algumas das características avaliadas são:
- flexibilidade moderada (saber como lidar com a rigidez na medida certa, sem excessos de conduta);
- disposição (exposição a jornadas cansativas e estressantes);
- capacidade de liderança;
- relacionamento interpessoal adequado;
- inteligência (com capacidade para aprender novos conhecimentos);
- fluência verbal (conseguir se expressar bem);
- resiliência.
São vistos como pontos negativos para um policial militar o descontrole emocional, sinais fóbicos e falta de domínio psicomotor.
Como é o mercado de trabalho para o policial militar?
A carreira na Polícia Militar geralmente é iniciada nos serviços de polícia ostensiva, com trabalho de patrulhamento nas ruas, como soldado. Aos poucos, o policial poderá crescer na carreira e participar de processos para mudar de setor ou alcançar patentes mais altas.
Com a autorização dos superiores, o policial pode buscar formação complementar, em um novo curso de graduação ou pós-graduação. Há instituições das próprias polícias nos estados que oferecem cursos de mestrado e doutorado em Segurança Pública.
Além disso, para ingressar em outras polícias, como a federal ou civil, uma formação superior prévia pode ser o requisito do concurso público, visto a necessidade de se cumprir funções de alta complexidade.
A seguir, indicamos algumas instituições reconhecidas pelo MEC que oferecem cursos de nível superior, presenciais e digitais, com descontos de até 80% no valor das mensalidades, sem burocracia:
Universidade Anhembi Morumbi
Estácio – Universidade Estácio de Sá
USJT – Universidade São Judas Tadeu
FMU – Centro Universitário
Unicsul – Cruzeiro do Sul
Belas Artes
UNISA
UNIP
Gostou deste conteúdo sobre como entrar na Polícia Militar? Compartilhe com quem você conhece!
Coach: o que é? Tem faculdade? Como é a carreira?
Local de prova do CNU divulgado nesta quarta (7)
5 documentários que todo estudante deve ver
Dia Nacional dos Profissionais da Educação: conheça 5 educadores brasileiros
Fuvest 2025: resultado da isenção liberado
Dia Nacional da Saúde: curso EaD em alta na área da saúde
Dicas para criar um perfil atrativo no LinkedIn
Plano Enem Corridão: plano de estudos gratuito na reta final para o exame
Áreas da Tecnologia: veja as habilidades mais promissoras!
Júnior, pleno e sênior: entenda a diferença entre os cargos
Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades
O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.