Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Carreiras

Mulheres na Tecnologia: 4 áreas em crescimento para elas

mulheres na tecnologia

Um setor que cresce a cada ano, principalmente durante período de pandemia, também precisa de diversidade nas ocupações e é por isso que a procura de mulheres na tecnologia também tem sido ainda mais frequente.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

A área se tornou uma necessidade básica para todas as empresas e tipos de negócio, por isso mesmo que em um setor muito competitivo, as companhias que investem em tecnologia se destacam ainda no mercado.

Um levantamento da Geek Hunter, especialista em contratação de profissionais da área, mostrou que houve um aumento de 310% nas vagas no mercado só em 2020. De acordo com uma projeção da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais), ainda vão ser criadas 795 mil vagas em tecnologia até 2025.

Entre tantas possibilidades e áreas em desenvolvimento existem algumas que ganham mais visibilidade entre as mulheres na tecnologia. Mas ainda há muito espaço para que elas possam ocupar.

Participação feminina na tecnologia

O debate sobre gênero no mercado de TI avançou nos últimos anos, mas ainda tem muito o que caminhar para alcançar um lugar de igualdade. Apenas 20% dos profissionais de tecnologia são mulheres, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

Além da discussão em si sobre a importância delas nesse setor, existem muitas iniciativas que têm incentivado as mulheres a entrarem na área e empresas que abriram mais portas para trazer diversidade de gênero.

Segundo a Catho, no início de 2021, os cargos de tecnologia para as mulheres representavam 21,5%, enquanto para os homens eram 78,5%. No entanto, em 2022, os números avançaram para 23,6% e 76,4%, respectivamente.

Como apresentado nos dados, há mulheres se aproximando da área. Mas muitas já fizeram o nome na tecnologia. Separamos algumas para você conhecer:

+ Como se destacar no mercado de trabalho? Veja 5 dicas

Algumas mulheres na tecnologia

Se você se interessa pela área, saiba que existem muitas brasileiras pioneiras em TI. Conheça brevemente três delas para inspirar a si mesma ou alguém a ser, também, uma das mulheres na tecnologia.

Paula Bellizia

Paula nasceu em Angola, mas veio para o Brasil com apenas 3 anos. Formada em Tecnologia da Informação, atualmente ela é executiva com experiências marcadas por transformações em empresas gigantes como Microsoft, Google, Apple e Facebook. Seu trabalho tem como característica prioridades na diversidade e inclusão.

Cláudia Maria Bauzer Medeiros

Cláudia foi presidente da Sociedade Brasileira de Computação entre 2004 a 2007 e, agora, trabalha como professora da Unicamp, instituição em que fundou o Laboratory of Information Systems (LIS). Por ser, também, pesquisadora, além de Engenheira Eletrotécnica, doutora em Ciência da Computação, comendadora da Ordem Nacional do Mérito Científico e membro titular da Academia Brasileira de Ciências, ela tem diversos reconhecimentos por incentivar mulheres na tecnologia.

Cristina Junqueira

Uma das mulheres na tecnologia é formada na USP em Engenharia de Produção. Cristina trabalha no mercado financeiro e é uma das fundadoras do Nubank. Ela entrou no mercado das bilionárias da revista Forbes, em 2021, sendo uma das mulheres mais ricas do Brasil.

4 áreas para mulheres na tecnologia

Existe uma infinidade de áreas dentro da tecnologia para que mulheres possam atuar, mas 4 ganham destaque no mercado de trabalho nos últimos anos, devido a expansão do segmento dentro das empresas.

Segurança da Informação

Para ser uma das mulheres na tecnologia, saiba que essa é uma área muito importante para todas as empresas! Profissionais em segurança da informação vão desenvolver formas de evitar qualquer tipo de ataque online, seja em fraudes ou hackers.

Além disso, toda a gestão de acesso aos dados da organização é feita por essa área, que garante que só as pessoas autorizadas possam ter acesso às informações. Através do aumento do uso da tecnologia essa área se faz cada vez mais necessária.

+ Confira o Teste Vocacional Grátis, feito pela Quero Bolsa

UX Design

Sabe quando você entra em um site e não tem do que reclamar do uso? Encontrou as informações com facilidade, não travou? Pois é. A pessoa que escolhe trabalhar com UX, pensa exatamente em toda a experiência do usuário, principalmente, em softwares.

Usuários satisfeitos resultam em boas taxas de conversão, por isso que muitas empresas buscam esse profissional. Afinal, toda a interação é feita com excelência: botões, dados, imagens, etc. Não importa se é em uma plataforma ou em aplicativo.

Business Intelligence

Para tomar decisões, uma profissional de Power BI pode ser a pessoa mais capacitada para que você seja uma escolha assertiva. Toda a análise de dados é feita através de interpretações, junto com um plano de ação.

Existem empresas que buscam outras formas de tecnologia para fazer esse tipo de levantamento de dados, como a própria Inteligência Artificial. Mulheres que saibam usar diversos softwares saem na frente dentro dessa área.

Desenvolvimento de Sistemas

Claro que não poderia faltar a analista de desenvolvimento de sistemas. Uma das áreas que mais crescem é essa que projeta, implanta e realiza manutenção dos sistemas e aplicações, com linguagens de programação.

Essa profissional determina a interface gráfica, formas de navegação, montagem da estrutura de banco de dados e codificação de programas. Podendo atuar no setor público e privado, como em empresas de TI e telecomunicações. 

Onde estudar tecnologia?

Para mulheres que querem dar o primeiro passo na tecnologia, é necessário escolher um curso que faça sentido com seus objetivos profissionais e de carreira. Pode ser Sistemas de Informação, mas também pode ser uma Engenharia ou Administração, com especializações focadas em tecnologia.

Depois, claro, para ser uma das mulheres na tecnologia, escolha uma boa instituição de ensino, bem avaliada e reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Devido à rotina agitada de muitas pessoas, a educação a distância é uma opção pela flexibilidade e, até mesmo, pela economia.

Por isso, separamos uma lista de instituições EaD com essas características e que contam com bolsas de estudo de até 80% para você ser uma das mulheres na tecnologia!

+ Leia também
7 cursos gratuitos de tecnologia para você se especializar

Os mais lidos
Áreas da Tecnologia: veja as habilidades mais promissoras!

Áreas da Tecnologia: veja as habilidades mais promissoras!

Por Lucas Loconte em 27/01/2023
Júnior, pleno e sênior: entenda a diferença entre os cargos

Júnior, pleno e sênior: entenda a diferença entre os cargos

Por Amanda Nonato em 06/01/2023
Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Por Amanda Nonato em 26/09/2022
O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

Por Amanda Nonato em 14/09/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.