Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Pós Graduação a Distância

4 especializações EaD gratuitas oferecidas pelo MEC

5 de setembro de 2022
Especializações EaD gratuitas
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato
Atualizado em: 08/04/2024

Buscar melhores condições de se profissionalizar é o desejo de muitos trabalhadores. Uma das formas de aprimorar o currículo é cursando uma especialização. Aliás, a possibilidade de ter acesso a especializações EaD gratuitas já é uma realidade, ainda mais se você trabalha na área da educação.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Em busca de qualificar, ainda mais, professores e professoras, a parceria da Secretaria de Educação Básica (SEB) com o Ministério da Educação (MEC) está oferecendo formações gratuitas a distância para docentes e demais profissionais do Brasil.

Os cursos preparam os profissionais para se aprofundarem em suas formações e, também, compreender as dinâmicas do Novo Ensino Médio para lecionar.

As aulas são ministradas na plataforma AVAMEC. O ambiente virtual de aprendizagem permite que os alunos – sendo eles professores ou não – possam realizar cursos a distância, projetos de pesquisas e outras atividades de apoio educacional de forma EaD.

Para essa iniciativa, estão disponíveis 275 cursos de aperfeiçoamento de 31 instituições de ensino. Veja quais são alguns dos cursos disponíveis e como conseguir o título de especialização EaD gratuita.

Saiba mais: Como funcionam os projetos de extensão no EaD?
+ Veja qual área combina mais com seu perfil!


Veja 4 especializações EaD gratuitas

Com uma lista extensa de cursos, o projeto se destaca por oferecer cursos em diferentes áreas de formação.

Avamec
Fonte: Reprodução AVAMEC

Alguns deles estão voltados para formações específicas, principalmente áreas cobradas em grandes provas, como o Enem, por exemplo. Veja a seguir quais são essas 4 especializações EaD gratuitas:

1. Formação em Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Esse curso é focado para professores e pessoas interessadas na área de Ciências da Natureza, buscando aprofundar na interdisciplinaridade e formação específica da área, de forma cultural e histórica.

Ele está dividido em 2 módulos:

  • Módulo 1: Ciências da Natureza na formação Geral Básica e Específica;
  • Módulo 2: Ciências da Natureza nos Itinerários Formativos.

Os conteúdos tratados envolvem teoria e prática da Biologia, da Química e da Física e as competências previstas BNCC, assim como uma abordagem que reconhece a integração entre elas. Você pode se inscrever nessa formação aqui.

2. Formação em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Você pode esperar dessa formação o desenvolvimento de competências para trabalhar por áreas do conhecimento e não mais por disciplinas. Outro ponto é o estudo das diferentes lógicas da pedagogia dentro da área.

Para essa especialização EaD é preciso estudar os módulos teóricos com atividades. Entre as disciplinas estão:

  • Por que surgiu a lógica das competências?
  • Marco legal do Novo Ensino Médio na Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
  • Diferentes lógicas da Pedagogia das Competências na Área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
  • A lógica dos Eixos Estruturantes dos Itinerários Formativos (Projeto de Vida/Trilhas de Aprofundamento/Eletivas) da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Para se inscrever nessa formação, você precisa acessar esse site aqui.

3. Formação em Linguagens e suas Tecnologias

Uma estudante de camiseta rosa e usando óculos está em frente a um quadro escolar onde várias palavras de saudação como "hello" estão escritas em diferentes línguas, representando a formação em linguagens e suas tecnologias.

Os conteúdos desse curso consistem em materiais teóricos e práticos sobre o Novo Ensino Médio e os princípios da BNCC na área de Linguagens. A ideia é que você termine a formação compreendendo ainda mais a prática pedagógica atual.

Os módulos contam seguintes assuntos:

  • Itinerários: Área de Linguagens
  • Propostas interdisciplinares: Linguagens e outras áreas do conhecimento
  • Linguagens e projeto de vida: possibilidades

Caso essa área seja de interesse da sua carreira, inscreva-se por aqui.

4. Formação em Matemática e suas Tecnologias

A imagem cheia de hologramas e estudos numéricos representa estudos matemáticos

O curso está dividido em módulos teóricos e também conta com atividades práticas. Para essa especialização EaD gratuita, você precisa aprender as metodologias adequadas às orientações da BNCC. A proposta é integrar as áreas do conhecimento com as competências e habilidades estabelecidas.

Ao final da formação, você deverá ter aprendido como abordar assuntos usando materiais diferenciados, com metodologias ativas e inovadoras. Entre os temas das aulas estão:

  • Conectando a Matemática ao Projeto de Vida e aos Itinerários Formativos
  • A Matemática e a Investigação Científica
  • A Matemática e os Processos Criativos
  • A Matemática e suas Conexões com os Eixos Estruturantes – Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo

Para esse curso, você precisa se inscrever por este link.

Entenda melhor as especializações do MEC

É importante lembrar que todos os cursos têm carga horária de 180 horas. O tempo de conclusão varia conforme o curso (de 160 a 180 dias).

É importante frisar que, além desses cursos, existem outras especializações EaD gratuitas que podem ser feitas por meio da plataforma AVAMEC. São elas:

  • Gestão Escolar;
  • Aprendizagem baseada em problemas e projetos;
  • Aperfeiçoamento em Educação e Tecnologia;
  • Formação para professores do Ensino Fundamental – anos iniciais;
  • Formação em Educação para a carreira e projetos de vida;
  • Formação em Língua Inglesa – anos finais;
  • Formação para profissionais da Educação Infantil.

Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead


Como funcionam as especializações EaD gratuitas?

A imagem mostra uma mulher jovem, de pele branca, cabelos escuros compridos que está demonstrando estar pensativa e em dúvida sobre algo

Para realizar uma das especializações EaD gratuitas, o requisito obrigatório é ter uma das formações na área desejada, ou seja, em um dos cursos citados no tópico anterior. Também é necessário fazer o curso “Formação ao Mundo do Trabalho” (você pode se inscrever aqui), também de 180 horas.

Após concluir os dois cursos, com bom aproveitamento, é preciso aguardar a emissão dos certificados na plataforma AVAMEC e depois preencher um formulário especial para a solicitação do título de especialização.

É importante lembrar que, apesar de todos os profissionais poderem realizar os cursos no site, para tornar os cursos uma especialização você tem que preencher os requisitos básicos obrigatórios:

  • Certificado da formação escolhida;
  • Certificado da formação de “Mundo do Trabalho”;
  • Ter ensino superior completo.

Para solicitar, você precisa preencher os seguintes formulários:

Após preencher o formulário e enviar os documentos exigidos, o chamado será analisado e, em até 120 dias, com tudo correto, será disponibilizado um certificado de pós-graduação gratuito pela Universidade Federal do Piauí.

Leia também: Faculdades de 2 anos: Veja lista dos Melhores Cursos!
+ 3 cursos de pós-graduação mais valorizados em Administração


Por que investir em especialização?

A imagem mostra uma mulher na faixa dos 40 anos, pele branca, cabelos escuros na altura do pescoço, que está concentrada enquanto digita no computador, fazendo um curso de especialização.

Um dos motivos para começar a fazer uma especialização é o salário. De acordo com os dados levantados pela Catho, os profissionais com pós-graduação podem receber até 70% a mais no salário.

Afinal, se o profissional tem mais qualificação, ele está mais preparado para trabalhar na sua área, o que o possibilita ocupar cargos mais altos ou receber promoções.

Outra pesquisa que chama a atenção foi feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) que aponta que profissionais que possuem especializações recebem cerca de 66% mais do que pessoas que possuem apenas graduação.

Realizar pós-graduação também abre espaço para conhecer outros profissionais da área. O network ao escolher especializações EaD gratuitas ajuda a conhecer novas empresas e ver outras possibilidades de trabalho.

À medida que o conhecimento se expande e as indústrias se tornam cada vez mais complexas, aprofundar-se em um campo específico permite aos indivíduos adquirir habilidades e expertise altamente valorizadas.

Isso não apenas melhora suas perspectivas de carreira, mas também possibilita a resolução de desafios complexos e impulsiona a inovação.

A especialização pós-faculdade é fundamental para manter-se atualizado em um mundo em constante evolução e oferece uma vantagem competitiva que pode abrir portas para oportunidades profissionais mais gratificantes e bem remuneradas.

A ampliação de conhecimento gerada pela pós permite aprofundar-se em áreas específicas, garantindo domínio técnico e teórico. Investir em especialização diferencia profissionais em meio à concorrência, valorizando o currículo, e também estimula o pensamento crítico, a atualização constante e a adaptabilidade às inovações.

Veja mais: Deep Fake: o que são as manipulações de voz e imagem criminosas usadas na internet?
+ É possível fazer mestrado EaD? Confira as possibilidades


Veja outras instituições para especializações EaD

Existem outras instituições de ensino superior que oferecem especializações EaD. Apesar de não serem feitos de forma gratuita, oferecem descontos nas mensalidades de até 80%. Todas as faculdades são avaliadas pelo Ministério da Educação. Confira a lista que separamos:

Saiba mais: Entenda como funciona uma especialização EAD
+ Conheça 8 especializações EaD na área da educação

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.