Fies 2024: liberado o edital do processo seletivo

O Ministério da Educação (MEC), divulgou nesta quinta-feira (7) o edital do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2024.
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
O edital, liberado e certificado pelo Diário Oficial da União (DOU) conta com as informações a respeito dos processos de inscrição, classificação, pré-seleção até a finalização da inscrição no programa de financiamento.
As principais datas, dos períodos de inscrições até a liberação das listas de espera estão presentes no edital. Confira as principais informações para quem deseja financiar sua graduação pelo Fies.
Confira também:
+ Posso usar o Fies para realizar um curso EaD?
+ Saiba tudo sobre as Inscrições Fies
Edital Fies 2024
O edital na íntegra pode ser conferido clicando aqui. Abaixo estão alguns dos principais pontos citados nele:
- o candidato deve realizar sua inscrição pelo portal de acesso único do Fies, utilizando seu login .gov
- Pode participar do Fies o candidato que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio – a partir da edição de 2010, com nota no Exame válida até o momento anterior à abertura das inscrições prevista neste Edital, e tenha obtido média igual ou superior a 450 pontos, e nota na prova de redação superior a 0 (zero). E ele não pode ter realizado o exame como treineiro.
- Além da condição acima, o candidato deve possuir renda familiar mensal bruta per capita de até 3 (três) salários mínimos.
Principais datas do Fies 2024
Veja, a seguir o calendário com as datas oficiais do Fies 2024 já divulgadas e não perca nenhum prazo!
- Inscrições: 12 a 15 de março de 2024;
- Resultado da chamada única (pré-seleção): 21 de março de 2024;
- Período para complementar a inscrição: 22 a 26 de março de 2024;
- Convocação da lista de espera pelas universidades: 28 de março a 30 de abril de 2024;
Quem pode participar do Fies?
Para participar do Fies, o candidato deve ter realizado o Enem a partir de 2010, com média mínima de 450 pontos e sem zerar a redação. Além disso, a renda familiar per capita deve ser de até 3 salários mínimos. Importante observar que candidatos já graduados não podem participar.
Lembrando que, após a seleção, o candidato deve cumprir as condições do contrato estabelecido pelo Fies.
Fies: como funciona o fundo de financiamento?

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Governo Federal que representa uma ponte para o futuro para muitos brasileiros. Seu objetivo principal é financiar a graduação de estudantes em instituições privadas de ensino superior, incluindo cursos de educação a distância (EaD).
Para ser elegível ao financiamento, o estudante precisa cumprir com os critérios de renda especificados pelo programa e ter alcançado um desempenho mínimo no ENEM, como citamos acima.
Uma vez aprovado, o aluno pode prosseguir com seus estudos com a tranquilidade de que o financiamento cobrirá os custos do curso, permitindo-lhe pagar de forma flexível após a conclusão do mesmo.
A modalidade EaD, apoiada pelo FIES, é particularmente vantajosa para aqueles que precisam conciliar o estudo com trabalho ou outras responsabilidades. O programa abre portas para um vasto número de cursos e universidades, democratizando o acesso ao ensino superior e incentivando o desenvolvimento profissional e pessoal dos estudantes.
Os interessados no FIES devem se manter informados sobre os períodos de inscrição e os requisitos através do portal oficial do programa.
Outras formas de ingressar na faculdade além do Fies
O Fies é apenas um dos programas do governo voltados para a educação. Além deles temos o Programa Universidade para Todos, o Prouni, que oferta bolsas em faculdades particulares, e o Sisu, que funciona como porta de entrada nas faculdades federais
Além desses programas, você ainda pode entrar na facul pelo ingresso direto! Basta escolher uma boa faculdade reconhecida e bem avaliada pelo MEC, e busca fazer sua inscrição ou pela nota do Enem , ou realizando o vestibular próprio da faculdade.
Separamos algumas instituições que são parceiras do EaD.com.br, e além de se encaixarem nas descrições acima, também podem te garantir bons descontos no valor das mensalidades. Confira:
Universidade Anhembi Morumbi
Estácio – Universidade Estácio de Sá
USJT – Universidade São Judas Tadeu
FMU – Centro Universitário
Unicsul – Cruzeiro do Sul
Belas Artes
UNISA
UNIP
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.