Veja 5 motivos para mudar de carreira e como fazer a transição
Há muitas razões para que alguém decida mudar de carreira. Os motivos são diversos, às vezes o profissional cogita realizar a transição por conta das exigências do mercado de trabalho ou porque descobriu uma nova paixão, em uma outra área.
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Esse desejo tem sido cada vez mais comum. Uma pesquisa realizada pelo instituto ADP Research mostrou que 4 em cada brasileiros consideram essa opção e não é recente. Em 2020, os dados da Re:trabalho já apontavam que 48% gostariam de mudar de profissão.
Ainda de acordo com essa pesquisa, entre as principais justificativas para que os brasileiros queiram mudar de carreira estão: salários mais altos (57%); flexibilidade de horários (37%); potencial de aprendizado (34%); potencial de crescimento (33%); propósito da empresa alinhado aos propósitos pessoais (27%).
Independente do motivo dessa escolha, o importante mesmo é ter certeza da decisão, para conseguir traçar um planejamento. Existem caminhos para que esse processo seja feito da forma mais tranquila e completa possível.
Para ajudar, separamos algumas razões para você entender o porquê é o momento certo de mudar de carreira e, claro, o que fazer para concluir esse desejo!
Quando é a hora de mudar de carreira?
Muitas são as razões para decidir mudar de carreira, mas é natural que haja dúvidas de qual é o melhor momento de fazer isso. Afinal, se você já estiver trabalhando fica difícil decidir “trocar o certo pelo duvidoso”, não é? Então, confira alguns sinais de quando é o momento de fazer essa transição:
Falta de interesse
Esse é um dos primeiros sinais de que algo não está tão certo na sua carreira, concorda? Imagina acordar cedo para trabalhar sem ânimo, ter um dia inteiro resolvendo tarefas da empresa, e no fim do dia não ver sentido no que faz?
Pode ser uma questão com a organização em que trabalha, para isso mudar de empresa é uma opção. Mas se você acredita que é sobre sua área é importante começar a se questionar se ainda quer permanecer nesse segmento.
Salário baixo e pouco reconhecimento
Sem dúvidas algo que desanima muita gente durante a trajetória profissional. Imagina só se dedicar no trabalho, investir em atualizações e, mesmo assim, o salário não ser compatível com o mercado de trabalho ou não corresponder às suas expectativas?
A falta de reconhecimento profissional é uma das principais razões para alguém decidir mudar de carreira. Além do salário baixo, não ter as chances de ocupar cargos que condizem com o seu nível de competência também são fatores que levam a questionar se a transição pode ser uma boa oportunidade.
Comodismo na carreira
Pensa só: você chegou no auge da sua carreira, com um cargo mais alto que você poderia conquistar e, agora, segue em conformismo com o que foi conquistado, mas sente que algo está faltando. Nesse momento parece que nada pode mudar.
É importante que profissionais se mantenham em movimento e não se rendam a estabilidade, para que possam crescer e conquistar novos espaços e conhecimentos. Fazer novos contatos e entender novas áreas podem ser um caminho, até para cogitar mudar de carreira.
Veja também: Confira o Teste Vocacional Grátis, feito pela Quero Bolsa
Procrastinação
Esse é um grande sinal de alerta para questionar se não é hora de mudar de carreira. Se você começa a enrolar para concluir atividades e demandas do seu trabalho é o momento de avaliar se o que você executa ainda faz sentido.
Até porque seus atrasos vão impactar na sua imagem profissional e podem atrapalhar todo o desenvolvimento do seu trabalho, o que não é algo legal para registro na carreira, não é mesmo?
Novas paixões
Escolher uma profissão ainda quando jovem pode fazer com que você queira mudar de carreira ao passar do tempo. Isso acontece porque os gostos mudam, o desenvolvimento de outros talentos e habilidades também acontecem, conforme as experiências profissionais e aprendizados do mercado de trabalho vão acontecendo. É natural que, em algum momento, você se identifique mais com outra área.
+ Gosta de bichos? Veja 7 profissões para trabalhar com animais
Qual o primeiro passo para mudar de carreira?
Ao compreender que mudar de carreira é o ideal para seu momento profissional, você precisa, primeiro, entender como está o mercado, para saber onde estão as melhores oportunidades. Principalmente, quando a sua motivação é um melhor salário. Buscar as carreiras em alta ajuda na decisão de transição.
Durante o processo, você vai aprender muita coisa sobre a nova profissão, de forma prática e sobre a atuação profissional, por isso, busque entender como é o plano de carreira, médica salarial, como se diferenciar, entre outros.
+ Conheça as 7 áreas de TI que mais pagam bem no Brasil
O que fazer para mudar de área profissional?
Outros passos também são muito importantes para começar a fazer o movimento de mudar de carreira. Há muitas dúvidas nesse início de transição: o que fazer primeiro? Com quem eu falo? Será que vai dar certo? Qual é o objetivo final? Para onde vou? Calma, que vamos te ajudar com mais algumas dicas para esse processo:
Faça um plano de ação para sua mudança de carreira
Primeiro de tudo: se planeje! Você precisa saber qual é o seu objetivo final dentro desse processo. Você quer chegar aonde com essa transição? Compreenda isso e coloque em etapas cada passo que você precisa concluir para chegar ao que você deseja.
Depois disso, claro, vá para a ação. Faça todo o planejamento e comece a executar cada passo, a partir do seu objetivo principal!
+ O que são soft skills? Entenda e veja como desenvolver algumas
Estude e faça cursos
Compreender que você está no momento de fazer essa transição é um ponto importante, para que seja possível começar um planejamento, começando, claro, pelos estudos. Volte a estudar, para melhorar suas habilidades e competências profissionais na área escolhida.
Para isso, você precisa entender quais são os cursos e formações necessárias para se desenvolver dentro desse setor. Isso porque ninguém quer investir em algo que pode não ser útil, todo tempo é valioso para esse processo.
Se o setor da sua transição for muito distante da área de formação inicial, a escolha de fazer uma segunda graduação não pode ser descartada. Apesar de parecer complicado esse sentimento de recomeçar dentro de uma faculdade, atualmente, as opções de cursos a distância têm sido cada vez mais buscadas para esse momento.
Levando em consideração que você ainda esteja trabalhando e com outras funções que a vida adulta exige, optar por uma nova graduação EaD é uma ótima escolha. Você se organiza e faz seus horários, estuda onde quiser e, ainda, tem uma formação da mesma qualidade de cursos presenciais.
O mesmo vale para quem for mudar de carreira em áreas que ainda conversem com a que está trabalhando. Neste caso, outras especializações também podem ajudar. Existem diversos cursos de pós-graduação e MBA a distância, que te preparam para a nova etapa da sua jornada profissional.
Algumas universidades que oferecem tanto cursos de graduação, como de pós-graduação EaD, com mensalidades com desconto de até 80% são essas:
+ Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades
Faça um currículo para mudança de carreira
Dentro desse planejamento prepare um currículo que faça sentido para essa nova etapa. Os recrutadores vão observar se você tem experiências e habilidades que sejam direcionadas à vaga e ao setor que está fazendo a transição.
O ideal é que você realize alguns trabalhos dentro dos cursos e especializações, para usar no portfólio. Além disso, desenvolva produções que mostrem que você sabe utilizar ferramentas ou que tenha os conhecimentos necessários para a vaga. Então, aproveite para participar de processos seletivos!
Faça networking
Contato é tudo! Possivelmente, você já conhece bastante profissionais da sua área de formação, no entanto, ao fazer uma transição de carreira é importante se conectar com outras pessoas que já estejam atuando no segmento.
Esses profissionais podem ajudar na busca por vagas, além de dicas e atualizações da área. A troca de experiências pode facilitar o entendimento da área, até para trazer mais segurança na decisão de mudar de carreira.
Redes sociais são uma boa fonte para isso. LinkedIn, que já é uma plataforma voltada para isso, e grupos de Facebook que falam sobre a área. Eventos, cursos e workshops também abrem portas para que você conheça mais pessoas.
Converse com alguém que já mudou de carreira
A dica do networking também serve para isso, encontrar profissionais que fizeram uma mudança de carreira. A troca de vivências e experiências podem contribuir para sua nova jornada de trabalho, tanto de forma técnica, quanto de compreensão do mercado.
+ Leia também!
Faculdade depois dos 40 anos: veja cursos EaD em destaque no mercado
Coach: o que é? Tem faculdade? Como é a carreira?
Local de prova do CNU divulgado nesta quarta (7)
5 documentários que todo estudante deve ver
Dia Nacional dos Profissionais da Educação: conheça 5 educadores brasileiros
Fuvest 2025: resultado da isenção liberado
Dia Nacional da Saúde: curso EaD em alta na área da saúde
Dicas para criar um perfil atrativo no LinkedIn
Plano Enem Corridão: plano de estudos gratuito na reta final para o exame
Áreas da Tecnologia: veja as habilidades mais promissoras!
Júnior, pleno e sênior: entenda a diferença entre os cargos
Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades
O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.