Veja todas as informações sobre a lista de espera do ProUni
O Programa Universidade para Todos (Prouni) foi criado em 2004 pelo governo federal com o intuito de conceder bolsas de estudos parciais (50%) e integrais (100%) para alunos de baixa renda em instituições particulares de ensino superior.
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Quer saber se EaD é para você? Faça nosso Teste de Perfil!
Conseguir uma bolsa pelo Prouni pode ser difícil, mas ficar fora da primeira chamada não significa que suas chances estão esgotadas.
Saiba que é bem comum alguns estudantes aprovados desistirem da vaga ou não apresentarem a documentação completa no prazo determinado. Com isso, algumas bolsas acabam não sendo distribuídas e voltam para o sistema.
Após a pré-seleção inicial, existe a possibilidade de entrar na lista de espera do Prouni. Quer saber como funciona? Damos todas as informações abaixo.
Veja também:
+ PPI Prouni: Entenda como funciona as cotas do programa!
+ Prouni EaD: Veja a Nota de Corte dos cursos a distância!
Quem pode participar do Prouni?
Para efetuar inscrição no Prouni, o estudante deve ter obtido 450 pontos ou mais no Enem, com nota acima de zero na Redação. O processo regular de seleção (da abertura de inscrições até a matrícula dos aprovados em lista de espera) exige que o candidato tenha feito uma das duas edições mais recentes do Enem.
Já para se inscrever em vagas remanescentes (última etapa), é possível apresentar a nota de qualquer edição do exame a partir de 2010.
Também é preciso atender aos seguintes critérios socioeconômicos:
- Comprovar renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa (para concorrer às bolsas integrais, de 100%) ou de até 3 salários mínimos por pessoa (para concorrer às bolsas de 50%).
- Ter cursado o ensino médio em escola pública ou particular, com ou sem bolsa.
Fora dos critérios socioeconômicos podem participar:
- Estudantes com deficiência
- Professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública.
Os critérios para seleção no Prouni estão sempre em discussão pelo Governo e podem mudar. Fique sempre de olho no edital para saber se você se enquadra nos critérios para conseguir uma bolsa.
Veja também:
+ Prouni Segundo Semestre: O que é, inscrição e requisitos!
+ Prouni: Quem pode Participar? Entenda os requisitos!
+ Regras do Prouni para não perder a Bolsa: Confira!
Como é o cronograma do Prouni?
As inscrições para o Prouni normalmente são abertas nos meses de janeiro/fevereiro e junho/julho.
Para não perder as datas importantes, acompanhe as novidades no site oficial do programa, dentro do portal do Ministério da Educação (MEC).
Para se organizar, preste atenção às principais etapas do processo seletivo completo:
- Publicação do edital do Prouni pelo MEC. Este é o documento oficial que detalha as datas e os critérios do processo seletivo.
- Período de inscrições: dura, normalmente, até 4 dias. As inscrições são feitas no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
- Publicação do resultado da primeira chamada (em média, quatro dias após o fim das inscrições).
- Período para que os convocados em primeira chamada apresentem seus documentos e efetuem matrícula nas universidades (duração de 7 a 10 dias, em média).
- Publicação do resultado da segunda chamada alguns dias depois do prazo para entrega dos documentos da primeira chamada.
- Período para comprovação e matrícula dos convocados em segunda chamada (duração de uma semana, normalmente).
- Abertura de inscrições para participar da lista de espera (duração de 2 dias).
- Comprovação e matrícula de quem passou na lista de espera.
- Abertura de inscrições para ocupar vagas remanescentes (cerca de 20 dias após a divulgação dos aprovados em lista de espera).
Lembre-se de que os prazos e dias específicos, apesar de sempre serem parecidos, mudam a cada edição do programa; por isso, é essencial consultar o edital vigente do Prouni a cada semestre.
Como funciona a lista de espera do Prouni?
A lista de espera é a terceira e penúltima chance de conseguir uma bolsa pelo Prouni.
Antes dela, existe uma chamada regular, atualmente chamada de “pré-seleção”.
Depois da lista de espera, caso você não tenha sido chamado em nenhuma das listas, ainda existe a possibilidade de disputar uma bolsa remanescente.
Atenção a um detalhe: A lista de espera não chama diretamente os inscritos restantes na lista de classificação inicial do Prouni. Para participar da lista de espera do Prouni, o candidato precisa manifestar interesse nas vagas disponibilizadas. Confira como funciona esse processo a seguir!
Como se inscrever na lista de espera do Prouni?
Diferentemente da segunda chamada, a inscrição na lista de espera do Prouni não é automática. É preciso que o candidato interessado acesse o sistema e manifeste interesse.
Normalmente, o prazo para fazer isso é de dois dias.
Veja como você deve fazer:
- No prazo determinado pelo processo seletivo, que varia conforme a edição, acesse o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior com sua conta “gov.br”, utilizada para se inscrever no Enem e usar outros serviços do Governo.
- Feito isso, clique na opção “Manifestar interesse em participar da lista de espera”. Aguarde o sistema confirmar e espere os resultados.
Lembre-se de que apenas os candidatos já inscritos no processo seletivo podem participar da lista de espera. Pessoas que foram convocadas nas chamadas anteriores e perderam o prazo para entrega dos documentos não podem mais participar na edição vigente.
Como saber o resultado da lista de espera?
Como as chamadas dos candidatos aprovados em lista de espera são feitas pouco a pouco, é preciso acessar o sistema do Prouni todos os dias e entrar em contato com a faculdade que você tem interesse, até o fim do período.
Quem for pré-aprovado precisa correr para comparecer à instituição de ensino e apresentar toda a documentação.
Os documentos solicitados são, normalmente, comprovantes de renda de todo o grupo familiar, identificação, endereço e escolaridade.
Não é possível saber com antecedência quais são os cursos e faculdades com bolsas disponíveis em lista de espera. Isso varia de um processo seletivo para o outro e depende da efetivação da inscrição dos candidatos que vão sendo chamados.
Outras formas de conseguir bolsas de estudo com o Enem
Saiba que o Prouni não é sua única chance de aproveitar a nota do Enem como forma de entrar na faculdade e conseguir uma bolsa de estudos.
Existem ótimas universidades particulares que aceitam o Enem para ingresso direto (sem vestibular) e que fornecem bolsas e descontos proporcionais ao seu desempenho no exame.
A melhor parte disso é que você pula todas as etapas burocráticas que envolvem as chamadas do Prouni e consegue conferir diretamente com a faculdade se existem vagas disponíveis para o curso do seus sonhos.
Aqui está uma lista de instituições privadas credenciadas pelo MEC que, além de trabalharem com o Prouni, aceitam o Enem como forma de ingresso e mantêm iniciativas próprias de bolsas e descontos:
Universidade Anhembi Morumbi
Estácio – Universidade Estácio de Sá
USJT – Universidade São Judas Tadeu
FMU – Centro Universitário
Unicsul – Cruzeiro do Sul
Belas Artes
UNISA
UNIP
Para saber mais sobre cursos, bolsas e processos seletivos, basta clicar sobre a universidade de seu interesse e navegar pelo site.
Boa sorte e bons estudos!
Conheça as faculdades a distância que aceitam o ProUni
Lista de espera do Prouni 2024.2 já está disponível; veja como acessar
Como saber se minha documentação foi aceita pelo Prouni 2024.2
Resultado Prouni 2024.2: veja como conferir
Prouni 2024.2: inscrições abertas
Prouni 2º semestre: liberado edital para o processo seletivo
Prouni Medicina: Bolsas de estudo e Notas de Corte!
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.