Conheça os sinais de aprovação em entrevistas de emprego
Você sabe quais são os sinais de aprovação em entrevistas de emprego? Entrevistadores, recrutadores e profissionais de RH, como qualquer ser humano, estão propensos a dar sinais através da linguagem verbal e corporal. Diante disso, conhecer os sinais de aprovação em entrevistas de emprego será extremamente útil para acalmar a sua ansiedade por uma resposta e aperfeiçoar seu desempenho em processos seletivos futuros.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Sinais de aprovação em entrevistas de emprego
Anote desde já: um dos principais sinais de aprovação em entrevistas de emprego não é só um sorriso no rosto durante a conversa. Isso não é o suficiente para garantir a aprovação no novo emprego. Existem outros indícios muito mais certeiros que te ajudam a notar um bom desempenho ou não. Silêncios constrangedores, conversa rápida e falta de conexão com o recrutador, por exemplo, são sempre maus sinais. Confira, a seguir, sinais de aprovação em entrevistas nos quais você deve estar atento(a).
Leia mais: 8 coisas que você precisa saber para trabalhar como freelancer
O entrevistador utiliza todo o tempo da entrevista
Entrevistas de emprego, na maioria das empresas, costumam ter um tempo programado para cada candidato. Portanto, quando a conversa se estende além do tempo previsto e o recrutador se dispõe a dedicar um tempo a mais para a sua entrevista, o grande sinal é de que ele está interessado no seu perfil e você é um(a) forte candidato(a) à vaga
Demonstra interesse por sua habilidades e experiências
A sua entrevista pareceu uma conversa, ao invés de uma sessão de perguntas e respostas? Então você provavelmente conseguiu criar uma conexão com o seu recrutador e tem grandes chances de passar para a próxima fase do processo seletivo. Entrevistas nas quais os entrevistadores demonstram interesse pela sua história, experiência, habilidades e aptidões são sinais muito positivos.
Leia mais: O que são hard skills? Entenda o termo e veja quais são destaque no mercado
Apresenta os próximos passos do processo seletivo
A clareza dos próximos passos do processo seletivo é, sem dúvidas, o indício mais positivo de uma boa entrevista. Se no final da conversa, o recrutador apresentar as próximas fases de forma detalhada, pode ficar feliz e confiante. Porém, se nesse caso, a frase for “entraremos em contato em breve”, a dica é focar em outras vagas com os requisitos nos quais você atende melhor.
Detalhes sobre remuneração e benefícios
Detalhes sobre remuneração e benefícios podem parecer básicos. No entanto, para a maioria das empresas, informações como essas são repassadas somente para candidatos nos quais existe realmente o interesse de contratação. Atente-se se o recrutador já abordar, na entrevista inicial, as políticas da empresa, salário e benefícios oferecidos. Isso significa que ele quer despertar o seu interesse em trabalhar na organização, destacando as vantagens do trabalho e apresentando as possíveis oportunidades de avanço profissional. Um bom sinal para se levar em consideração, não é mesmo?
Apresenta o ambiente de trabalho e possíveis colegas
Além de apresentar os benefícios, pode ser que o recrutador queira te apresentar o ambiente de trabalho e possíveis colegas de departamento. Quando o foco passa para questões mais práticas sobre o futuro cargo, é sinal de que há algum tipo de aprovação. Durante o tour, demonstre interesse, faça perguntas, elogie e agradeça a oportunidade de conhecer a empresa de perto.
Leia mais: Como se destacar no mercado de trabalho? Veja 5 dicas
Se diante desses 5 sinais a resposta final para a vaga aplicada ainda for negativa, não cruze os braços ou desista. Peça o feedback ao recrutador, trabalhe para superar suas falhas e turbine o seu currículo para atrair novas entrevistas e processos seletivos. Só assim suas chances de aprovação irão aumentar.
Como turbinar o currículo?
O currículo é a porta de entrada para a maioria das vagas ofertadas e o primeiro contato que o recrutador tem com a sua experiência profissional. Nesse sentido, é essencial que o documento seja apresentado da melhor forma possível. Para turbinar o currículo vale tudo, menos mentir ou aumentar informações. Saiba como:
- Faça trabalhos voluntários e desenvolva habilidades como o trabalho em equipe, capacidade de lidar com desafios, solucionar problemas e liderança.
- Inscreva-se em curso de idiomas para dominar uma nova língua. A capacidade de se comunicar em mais de uma língua garante um diferencial para o seu currículo e aumenta consideravelmente as chances de concorrer a melhores vagas.
- Deixe claro o seu objetivo profissional e resuma de forma assertiva as suas qualificações, de acordo com a vaga aplicada. Lembre-se que cada vaga é única e o currículo deve ser atualizado de acordo com as exigências de cada trabalho.
- Faça um curso de curta duração que esteja ligado à sua área de atuação e que possa complementar a sua experiência profissional. Cursos livres demonstram atualização e qualificação profissional. Para isso, escolha uma boa instituição de ensino, bem avaliada e reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Há diversos cursos à distância com descontos de até 80% nas mensalidades. Dá só uma olhada nas faculdades que oferecem condições especiais:
Coach: o que é? Tem faculdade? Como é a carreira?
Local de prova do CNU divulgado nesta quarta (7)
5 documentários que todo estudante deve ver
Dia Nacional dos Profissionais da Educação: conheça 5 educadores brasileiros
Fuvest 2025: resultado da isenção liberado
Dia Nacional da Saúde: curso EaD em alta na área da saúde
Dicas para criar um perfil atrativo no LinkedIn
Plano Enem Corridão: plano de estudos gratuito na reta final para o exame
Áreas da Tecnologia: veja as habilidades mais promissoras!
Júnior, pleno e sênior: entenda a diferença entre os cargos
Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades
O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.