Técnico em Guia de Turismo na ESPG
- Técnico
- Bolsas a partir de R$ 50,00
Como é o curso de Técnico em Guia de Turismo na ESPG?
O curso técnico em Guia de Turismo prepara profissionais para conduzir, planejar e organizar itinerários turísticos, acompanhando visitantes em passeios e viagens, e prestando informações referentes a contextos locais, regionais e nacionais.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Ciências sociais aplicadas
Duração: em média, 1 ano
Como é a faculdade ESPG
Resumo da faculdade
- 20 cursos de graduação e 1.539 de pós-graduação
- 1 unidade no estado de Distrito Federal
Dúvidas mais frequentes
A UniESPG se destaca no cenário educacional por diferenciais estratégicos que fortalecem sua oferta de ensino a distância. Um dos principais diferenciais é a sua rede de parcerias com faculdades, universidades e outras instituições educacionais renomadas. Os acordos de apoio logístico, educacional e operacional permitem à UniESPG certificar seus cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, extensão, aperfeiçoamento e cursos técnicos, garantindo um padrão de qualidade e a valorização dos diplomas no mercado de trabalho.
Além disso, a instituição colabora com organizações como a Associação Nacional de Incentivo à Educação e Tecnologia - IEDTEC. As parcerias enriquecem o conteúdo programático dos cursos e ampliam as oportunidades de aprendizado prático e aplicado.
Outro diferencial da UniESPG é a sua abordagem flexível de ensino, que permite aos alunos estudar "no seu tempo e do seu jeito", adequando-se às suas necessidades pessoais e profissionais. Isso é facilitado pela infraestrutura digital da instituição, que inclui um ambiente virtual de aprendizagem interativo e acessível, materiais didáticos digitais e suporte contínuo.
O curso técnico em Guia de Turismo é ofertado em diferentes modalidades, incluindo presencial, EaD e em regime de alternância, promovendo flexibilidade para os estudantes. Segundo o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT), até 20% da carga horária do programa pode ser dedicada a atividades não presenciais, proporcionando uma abordagem educacional adaptável.
A formação é prática, com uma carga horária mínima de 800 horas distribuídas ao longo de um ano. Nesse período, os alunos são imersos em um ambiente de aprendizado que valoriza aulas interativas, trabalhos de campo e estudos de caso que simulam situações reais.
O curso técnico em Guia de Turismo prepara profissionais para conduzir, planejar e organizar itinerários turísticos, acompanhando visitantes em passeios e viagens, e prestando informações referentes a contextos locais, regionais e nacionais.
A formação, que pode ser completada em aproximadamente um ano, estimula o conhecimento técnico e habilidades de comunicação, empreendedorismo, e tomada de decisão.
A grade curricular inclui disciplinas embasadas em aspectos socioculturais, históricos, ambientais e geográficos dos destinos turísticos. Além disso, os alunos estudam marketing pessoal e idiomas, elementos requisitados para o sucesso na profissão.