Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Carreiras

Como fazer pós-graduação no exterior de graça? Veja 8 dicas

18 de novembro de 2022
Como fazer pós-graduação no exterior de graça
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

Depois de concluir a graduação, o sonho de muitos brasileiros é dar sequência aos estudos em outro país, o que pode custar muito. A busca para saber como fazer pós-graduação no exterior de graça é grande e, para isso, existem algumas formas de realizar esse objetivo.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Entre os tipos de cursos mais comuns, depois da faculdade, estão o mestrado e o doutorado, que são conhecidos como “stricto sensu”. Essa formação é direcionada para as pessoas que desejam seguir carreira acadêmica, em pesquisas ou docência em universidades.

O caminho consegui fazer um curso de pós-graduação no exterior de graça para muito longo e difícil, mas há mais possibilidades do que parece. O importante, também, é olhar com atenção as exigências da instituição e área de estudo escolhida.

Para estreitar ainda mais esse processo, separamos algumas dicas e opções de como fazer cursos de pós-graduação no exterior sem pagar nada! 

+ Quem fez curso técnico pode fazer pós-graduação? Entenda

Como se preparar para estudar no exterior?

Conforme já citado, alguns requisitos e processos são necessários para te ajudar a realizar o sonho de estudar gratuitamente em outro país. O primeiro passo, com certeza, é ter uma boa compreensão do outro idioma, para que sua permanência e desenvolvimento seja garantido.

Teste de proficiência

Essa primeira exigência é avaliada a partir de um teste de proficiência. O candidato precisa provar que será capaz de compreender o conteúdo do curso. Alguns testes mais comuns são o IELTS e TOEFL, para a língua inglesa.

Documentos 

Para se matricular em qualquer instituição de ensino, principalmente, em outro país, você precisa organizar uma lista de documentos e enviar à faculdade. Entre eles, precisam ter dados de desempenho escolar e de graduação, como: carta de recomendação, histórico escolar, redações, etc.

Bom desempenho escolar

Pois é, isso conta bastante. Se você tem o sonho de fazer um curso de pós-graduação no exterior de graça desde mais jovem, a vantagem é exatamente essa: se preparar com antecedência, apostando em um bom desempenho escolar. Esse requisito é muito importante na hora de uma seleção, principalmente, para bolsas de estudo.

Participar de atividades extracurriculares

Muitas universidades internacionais valorizam atividades extracurriculares, que possam desenvolver diferentes habilidades intelectuais, sociais e pessoais. Alguns exemplos são trabalhos voluntários, esportes em equipe, grêmio, cursos, etc. Lembrando que é importante explicar como essas ações ajudaram na preparação para o curso acadêmico e área escolhida.

Pesquisar programas e universidades

Há grandes universidades que valorizam a internacionalização da educação superior e, por isso, oferecem bolsas de estudo para estudantes estrangeiros. Para isso, procure nos sites das instituições que você se interessa, uma página focada em admissão de alunos estrangeiros. 

Nesta mesma aba, você encontrará formas de ingresso com bolsas de estudo, ou outras assistências financeiras. Geralmente, essas instituições tiram dúvidas e oferecem assistência de forma gratuita para o processo de ingresso do estudante.

Outra forma, também, é verificar se a universidade em que você se formou possui algum programa ou parceria com instituições estrangeiras para pós-graduação no exterior. Se tiver, já é uma forma de você conquistar a vaga até mesmo com bolsa de estudo.

Fazer a inscrição com atenção

Se antecipar é uma forma de fazer com que esse passo seja realizado de maneira assertiva. Então, providencie todos os documentos exigidos para fazer o preenchimento do formulário de inscrição com atenção e com dados completos. Assim, não há chances de rejeição imediata devido a falta de alguma informação.

Outro caminho que pode ajudar nesse passo é conversar com pessoas que tenham conseguido uma vaga com bolsa de estudo na faculdade desejada ou tirar dúvidas diretamente com a instituição.

Lembrando que, provavelmente, você precisará que tudo esteja traduzido para o idioma do local que está aplicando a vaga. E, claro, tenha atenção aos prazos para não perder a oportunidade!

Reservar um orçamento 

É importante ter uma base financeira para caso haja algum tipo de taxa de inscrição na instituição desejada ou para algum outro gasto relacionado ao processo, como a prova de proficiência, por exemplo. Faça o planejamento e revise os requisitos para verificar os possíveis gastos e, assim, não ter nenhuma surpresa no caminho.

Ficar de olho nas exigências

Esse tópico já foi brevemente abordado durante o texto, mas é importante reforçar que cada detalhe no processo de inscrição precisa ser observado e seguido com atenção. Até porque cada faculdade tem suas regras específicas, sobretudo, quando o assunto é bolsas de estudo e os tipos disponíveis que oferecem.

Independente do formato da bolsa, há uma lista de documentação específica para a aplicação, então você precisa providenciar com antecedência, como: histórico acadêmico e comprovante financeiro da família, que indique a necessidade de conseguir a vaga de forma gratuita.

Como fazer pós-graduação no exterior de graça

Onde fazer um curso de pós-graduação no exterior de graça?

Há muitos países que oferecem bolsas de estudo para que um aluno estrageiro possa fazer um curso de pós-graduação no exterior de graça. A escolha da instituição e localidade é uma fase importante e demorada. Para ajudar, conheça algumas faculdades e formas de estudar fora do Brasil:

Comissão Fulbright nos Estados Unidos

O Programa de Intercâmbio Educacional e Cultural do Governo dos Estados Unidos é um projeto dedicado ao intercâmbio de estudantes que querem estudar no país com bolsas de estudo, pesquisa e ensino.

A Fulbright oferece oportunidades de intercâmbio de estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores que queiram fazer a diferença em suas comunidades por meio da pesquisa e do conhecimento.

Futuro Líderes nas Américas (ELAP) no Canadá

O programa é realizado em parceria com instituições do Canadá e latino-americanas e compreende diversas áreas do conhecimento, como  ciências sociais e humanas, direito, educação, música, ciências da vida, ciências aplicadas, engenharias e tecnologias da informação e comunicação, entre outras.

Para participar, o candidato deve estar matriculado em uma instituição de ensino superior brasileira, para que possa aplicar para a vaga. O estudante passa de 4 a 6 meses no Canadá e finaliza os estudos no Brasil, de forma que haja cooperação entre as duas universidades.

Universidade de Coimbra e Universidade de Lisboa em Portugal

As duas universidades recebem brasileiros e é uma das opções mais simples para fazer mestrado no exterior, já que não é preciso falar outro idioma. Além disso, as instituições passaram a aceitar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde 2014, como uma forma de ingresso aos cursos.

As universidades exigem também carta de recomendação, histórico escolar e certificado acadêmico. Não é preciso fazer teste de proficiência em outro idioma, nem apresentar projeto de linha de pesquisa antes.

Ciência sem fronteiras

O programa pertence ao Governo Federal e oferece oportunidades aos brasileiros que querem estudar no exterior. A iniciativa é uma união dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

Além de oferecer bolsas de estudos para brasileiros, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil.

Para participar, você precisa estudar alguma das seguintes áreas:

  • Engenharias e demais áreas tecnológicas
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde
  • Computação e Tecnologias da Informação
  • Tecnologia Aeroespacial
  • Fármacos
  • Produção Agrícola Sustentável
  • Petróleo, Gás e Carvão Mineral
  • Energias Renováveis
  • Tecnologia Mineral
  • Biotecnologia
  • Nanotecnologia e Novos Materiais
  • Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais
  • Biodiversidade e Bioprospecção
  • Ciências do Mar
  • Indústria Criativa (voltada a produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação)
  • Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva
  • Formação de Tecnólogos

Outros pré-requisitos são: ser brasileiro ou naturalizado; ter graduação completa nos cursos contemplados pelo programa; não ter concluído nenhuma pós-graduação (mestrado ou doutorado), e apresentar bom desempenho acadêmico, além de provar proficiência em inglês através do teste TOEFL.

No site do Governo Federal tem mais informações sobre o programa.

E se você quer começar os estudos em uma graduação agora e começar a se planejar para se especializar em um curso de pós-graduação no exterior de graça, conheça algumas instituições bem avaliadas e reconhecidas pelo MEC, que oferecem cursos EaD e semipresenciais:

 

Leia também!
+ 7 cursos de pós-graduação em sustentabilidade para trabalhar com meio ambiente

Os mais lidos
Áreas da Tecnologia: veja as habilidades mais promissoras!

Áreas da Tecnologia: veja as habilidades mais promissoras!

Por Lucas Loconte em 27/01/2023
Júnior, pleno e sênior: entenda a diferença entre os cargos

Júnior, pleno e sênior: entenda a diferença entre os cargos

Por Amanda Nonato em 06/01/2023
Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Por Amanda Nonato em 26/09/2022
O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

Por Amanda Nonato em 14/09/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.